Linkado com: Iraci Honda na defesa do meio ambiente

Foto: Acervo pessoal

Neste sábado (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E O Canal da Lili está Linkado com: Iraci Honda na defesa do meio ambiente. Paulistana, há 30 anos Iraci Honda, 66, reside em Piracicaba, sendo que há 28 anos se dedica às causas de defesa do meio ambiente. Ela é presidente do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e da Associação Protetora do Bairro Santa Rosa. Confira a entrevista:

 Quando começou seu trabalho oficialmente na sociedade com as questões ambientais e o que te motivou?

Sou de São Paulo e estou há 30 anos em Piracicaba. Nossa cidade é maravilhosa! Minha liderança social é natural, faço por amor ao meio ambiente e ao lugar que escolhi para morar, meu bairro e a cidade. Emprego meus conhecimentos para ajudar sempre e sem pretensão nenhuma, ou seja, exerço minha cidadania, que é o que todos os cidadãos de bem e do bem podem e devem fazer.  Esse envolvimento com meio ambiente vem desde sempre, e aqui em Piracicaba meu trabalho com as questões ambientais começou há 28 anos.

Você também é conhecida pelo trabalho em prol do Santa Rosa, pelas demandas comunitárias. Já pensou ou pensa ser candidata ao Legislativo?

Tudo teve início por conta do bairro que escolhi para morar, o Santa Rosa, que tem uma característica muito forte ambiental devido suas nascentes, áreas verdes e as APPs (Áreas de Preservação Permanente). Sendo o solo de grande fragilidade ambiental, foi um trabalho intenso para o resgate do mesmo e sua preservação e qualidade de vida para todos. Ressaltando que esse trabalho cresceu e teve uma repercussão maior, com o social para o nosso direito adquirido de morar e viver no bairro. Desde então, esse trabalho se estendeu para cidade como um todo, porque nossa Piracicaba é rica ambientalmente, começando pelo nosso majestoso rio que corta a cidade. Daí, a necessidade do envolvimento para cuidar e preservar o meio ambiente. Não sou filiada a nenhum partido, nunca fui candidata ao Legislativo e não pretendo. Somente faço políticas públicas para melhorias do bairro e da cidade em geral.

Qual é o papel do Comdema? E quais são as principais demandas da cidade?

O papel do Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente – Comdema é assessorar, coordenar, promover, incentivar, estimular, informar, estudar e propor. É um órgão colegiado deliberativo e consultivo, com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Poder Público Municipal as diretrizes da política municipal para o meio ambiente e os recursos naturais. Atualmente, as demandas do município são os resíduos sólidos, recursos hídricos, arborização e educação ambiental, além da reciclagem e coleta seletiva. Esses são as principais demandas que necessitam de uma gestão boa, forte e adequada dentro do que a lei exige para que tenhamos um meio ambiente equilibrado e saudável para a cidade.

Além do Comdema, quais são as outras frentes nas quais está atualmente?

Como presidente do Comdema, estou na minha segunda gestão. Sou presidente também da Associação Protetora do Bairro J. Santa Rosa, membro do Conselho da cidade, membro da Comissão da Saúde, membro do Conselho da escola e outros (risos).

Quando não está envolvida com as demandas do meio ambiente ou comunitárias, o que gosta de fazer?

O que gosto de fazer no meu tempo livre? É pouco tempo livre (risos)… gosto de cuidar da minha linda família, das minhas plantas, viajar e estar sempre junto a natureza.

SERVIÇO

Iraci Honda, presidente do Comdema Piracicaba: Facebook (Iraci Vitor Honda) e Instagram (@iracivitorhonda).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima