Piracicaba/Saltinho: Artesp suspende linha do transporte coletivo

Por determinação da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a Prefeitura de Piracicaba suspendeu, temporariamente, a linha do transporte coletivo 329 Saltinho/TPA, que atendia o município de Saltinho. De acordo com comunicado da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), até a definição da situação, a Artesp atenderá a população saltinhense com uma das empresas que realiza linhas intermunicipais com trajeto entre Saltinho e o TRI (Terminal Rodoviário Intermunicipal de Piracicaba).

A suspensão se deu porque a linha 329 Saltinho/TPA integra o sistema de transporte urbano e a Artesp entende que esse serviço não pode ser oferecido para atender a municípios vizinhos. Segundo informações do Departamento de Transportes da Semuttran, o serviço era prestado por meio de um acordo entre as prefeituras, após a emancipação de Saltinho. Até 1991, Saltinho era distrito de Piracicaba.

Esse acordo, ainda segundo a Semuttran, não gerava ônus a Piracicaba, já que havia equilíbrio econômico (o valor arrecadado com as passagens bancava os custos das viagens).

Saltinho fica a 14 quilômetros de Piracicaba e tem população estimada de cerca de 8.300 pessoas. Muitas dessas pessoas trabalham em Piracicaba. Com a linha do transporte coletivo, que tem tarifa social de R$ 4,30, esses trabalhadores chegavam até o Terminal Pauliceia e embarcavam para seu bairro de destino sem pagar novo bilhete.

Agora, com a mudança, terão de descer na Rodoviária e se dirigir ao TCI, pagando mais uma passagem, caso tenham de seguir para um bairro mais distante do Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima