Esporte Educacional: Selam encerra primeiro ciclo e projeta novos encontros

Projeto é realizado pela Selam e pelo Sesc Piracicaba – Projeto é realizado pela Selam e pelo Sesc Piracicaba

Foi encerrado ontem (1º), o primeiro ciclo de palestras do projeto Esporte Educacional, realizado pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e pelo Sesc Piracicaba. O quarto e último encontro teve como convidada Laurita Schiavon, docente da faculdade de educação física da Unicamp na área de ginástica e doutora em educação física e pedagogia do esporte pela mesma instituição.

A palestra, que teve como pauta Pedagogia do Esporte Aplicada à Iniciação Esportiva em Ginástica, foi mediada por Fabio Henrique Miranda dos Anjos, assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP, e contou com a participação de Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB (Programa Desporto de Base) e chefe do setor de esportes de formação da Selam.

“A pedagogia do esporte não diz respeito apenas ao esporte na educação física escolar. Nós também estamos falando de iniciação esportiva, da especialização nas categorias de base e de esporte profissional. A pedagogia esportiva compreende desde a iniciação ao altíssimo rendimento. Se eu reflito sobre a minha prática, posso adaptá-la para diferentes contextos. É importante compreender que ser pedagógico é possível em qualquer nível do esporte. Quem foi atleta, sabe o quanto aprendeu em relação aos valores e princípios que carregou para a vida. Temos que pensar na intencionalidade, pois não é qualquer aula que vai ser bem conduzida”, destacou Laurita.

Criado com a proposta de estimular o conhecimento da pedagogia do esporte, que contempla os aspectos do movimento (técnico e tático) e os socioafetivos, sem o foco na competitividade, o Esporte Educacional foi dividido em quatro encontros.

Na primeira das quatro atividades propostas, Roberto Paes, professor titular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, abordou o tema Esporte e Educação. “Nós temos que proporcionar oportunidades. O grande objetivo deve ser o desenvolvimento humano e por isso são importantes as pesquisas, os estudos e as reflexões”, afirmou Paes.

A doutora em educação física e atual livre docente da Unicamp, Elaine Prodócimo, deu sequência à programação com o assunto Jogo e Inteligência, em atividade que teve a presença de Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, assessora de gabinete da Selam. O professor Alcides Scaglia, doutor em pedagogia do movimento e docente na faculdade de ciências aplicadas no curso de ciências do esporte da Unicamp, foi o convidado do penúltimo debate. Ao lado do fisiologista Sérgio Camarda, assessor especial de projetos da Selam, e sob a mediação de Eduardo Roberto Uhle, mestre em educação física e assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP, a discussão foi sobre Pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos.

Todos os encontros estão disponíveis na íntegra no canal do YouTube do Sesc Piracicaba (www.youtube.com/user/sescpiracicaba). De acordo com o secretário Hermes Balbino, o próximo ciclo de palestras será agendado para o segundo semestre.  “Nós ressaltamos a importância que o evento tem para o processo de formação que buscamos por meio do esporte. Vamos abrir novos encontros, com a possibilidade de realizar atividades presenciais, já no segundo semestre, sempre com a temática do esporte educacional. O objetivo é fortalecer o processo e a parceria com o Sesc. A nossa projeção é de um horizonte mais iluminado para as nossas práticas esportivas”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima