Bebel pede suspensão das aulas em Piracicaba e Rio das Pedras

Foto: Divulgação

Diante de um novo agravamento da pandemia do coronavírus, com ampliação de casos e de óbitos, a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), deputada estadual Professora Bebel (PT), solicitou aos prefeitos de Piracicaba, Luciano Almeida, e de Rio das Pedras, Marcos Buzetto, a suspensão das aulas presenciais em ambos os municípios. O pedido foi em ofício aos dois prefeitos, no final da tarde de quinta (27), em que a deputada adverte que veículos de comunicação informam que apenas na última terça (25) foram registrados 36 óbitos na região de Piracicaba, com um total de 3.056 falecimentos desde o início da pandemia e com 136 mil casos de infecção pelo novo coronavírus.

ALARMANTE

“Neste quadro, é extremamente alarmante que se registre a ocupação de 98% dos leitos hospitalares no conjunto das cidades da região, sendo iminente a falta de atendimento nos hospitais, com a Covid-19 atingindo pessoas das mais diversas idades. As denúncias de infecções nas escolas se sucedem. Os dois casos que se verificaram nesta semana na Escola Estadual Professora Abigail de Azevedo Grillo, a infecção de um agente de organização escolar na Escola Estadual Jethro Vaz de Toledo, além de forte suspeita na Escola Estadual Carolina Mendes Thame, em Piracicaba, assim como a ocorrência de casos em escola municipal em Rio das Pedras são exemplos de como a pandemia se encontra forte e generalizada na nossa região”, diz a Professora Bebel.

IMEDIATAMENTE

De acordo com a presidenta da Apeoesp, pela limitada capacidade de atendimento frente ao grande número de casos da Covid-19 que ocorrem em Rio da Pedras das Pedras, o município acaba por enviar pessoas infectadas para tratamento em Piracicaba, sobrecarregando o sistema de saúde. “É fundamental, assim, que as escolas sejam imediatamente fechadas tanto no município de Piracicaba como Rio das Pedras, para que se possa reduzir a pressão sobre o sistema de saúde e possamos reduzir a pandemia tanto em Piracicaba como na região, pois a manutenção de escolas abertas não apenas favorece o contágio nas próprias unidades escolares, como também nos meios de transporte e na transmissão do vírus para as famílias, involuntariamente levado por estudantes de todas as idades”, diz a Professora Bebel, que defende a “preservação da vida”.

Em Laranjal Paulista, retorno às aulas nas escolas municipais adiado para julho

Após consulta aos pais e ao Conselho Municipal de Educação, ficou estabelecida uma nova data para o retorno gradual às aulas na Rede Municipal de Ensino de Laranjal Paulista. As crianças devem voltar à sala de aula no dia 12 de julho. A decisão, amparada pelos técnicos do setor de Educação e também de Saúde, leva em consideração ainda o quadro epidemiológico e a taxa de ocupação hospitalar no município e também na região. A medida está documentada pelo Decreto 4.035, editado no dia 18 de maio pelo prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima