Mitos (IV) – Distorções

A narrativa de acontecimentos imaginários de épocas heroicas em determinado contexto sócio histórico é frequentemente feita através dos mitos. Carregados de simbolismo eles garantem sua transmissão de geração a geração dentro do grupo que os assume como verdadeiros.
Os símbolos e imagens dos mitos têm a força de transmitir uma informação que não seria possível apreendê-la conceitualmente. Por nascer de uma experiência real, o mito sempre reflete uma verdade, uma realidade representativa de uma época. Com o passar dos anos alguns mitos desaparecem, mas a realidade que os origina não, forçando o surgimento de novos mitos que a represente.
Pessoas valorizadas pela imaginação popular, tradição, fama, etc., também são mitificadas. A palavra mito também pode significar falsa ideia sobre algum assunto que foi distorcido. Diversos mitos (ideias falsas) rondam as profissões que lidam com a psique humana: que o psicólogo em poucos minutos sabe de seus problemas e mais, tem as soluções para eles, que quem vai ao psicólogo está ruim (fraco) da cabeça (e às vezes até de doido é taxado), etc.
São mitos, no sentido da distorção provocada pelo imaginário, por uma crendice popular. Também ocorrem mitos com problemas de saúde (distúrbio alimentar, dependência química, etc.). Nessa direção dá para se perder de tantos que existem.
___

“Nenhum psicanalista avança além do que os seus próprios complexos e resistências internas lhe permitem”. (Sigmund Freud)

___

Após terminar um namoro de sete anos, uma amiga me sugeriu um site de relacionamento, mas notei que quando digo que sou do interior de Minas (e não de BH) eles se desinteressam. Sou muito carente, filha única, e meu pai pouco sabe de mim. Só o beijo não me satisfaz e acho que aos homens também não, então dificilmente não rola sexo já no primeiro encontro. Queria alguém especial, mas não queria passar uma imagem de mulher vulgar, que só quer sexo.
Lilian, 28.

O amor é sempre singular de cada um, por isso não definível. No entanto suas colocações dizem mais respeito ao desejo na medida em que seu apetite sexual lhe coloca frequentemente diante de uma escolha: ceder ou não ceder. Isso é sexo, não amor. Evidentemente que ambos podem caminhar juntos, é o que a maioria de nós procura um relacionamento onde o sexo seja consequência do amor. Mas da forma como vive suas experiências, o sexo está no lugar de causa.
Homens românticos gostam de se sentir conquistando, seduzindo a mulher, há todo um jogo que entra em cena nesse momento, mas que para você se mostra com menor importância. Devemos considerar que nossa sociedade está sofrendo mudanças que geram mudanças de comportamento. Há 40 anos o campo da conquista era exclusivamente masculino, assim como ao sexo era reservado um lugar especial. Atualmente o que importa é o pacto entre ambos.

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog: http://pedrogobett.blogspot.com/
Facebook: fb.com/psicopontocom
E-mail: [email protected]
Correspondência: Praça José Bonifácio, 799
13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima