Turismo: São Roque faz a Maria Fumaça funcionar de novo, para ficar

Na Quinta do Olivardo, o proprietário Olivardo Saque, recebe a visita dos piracicabanos Geraldo e Sandra Pereira (à direita), da Lotérica Copa 70, e Evaldo e Astir Vicente, de A Tribuna Piracicabana – Crédito: Divulgação

Parada há mais de dez anos, a Maria Fumaça, locomotiva da antiga Estação Ferroviária São Roque, na Região de Sorocaba, voltou a funcionar sábado (22), na presença do prefeito da cidade, Marcos Augusto (Guto) Issa, do Partido Podemos. “São Roque perdeu muito por cada dia que essa locomotiva ficou parada. Hoje, demos um passo importante. Estamos fortalecendo o turismo da nossa cidade, que traz junto crescimento econômico e oportunidades de emprego. Vamos colocar definitivamente o Centro na Rota do Turismo”, avalia Guto.

CIDADE DE TODOS

O projeto da administração Cidade de Todos vai destacar para o turismo, além da própria Estação, que já é uma atração, roteiros com a locomotiva para outros pontos da cidade, incentivando e fomentando novos pontos de visitação.
Técnicos especializados em trens colocaram a Maria Fumaça de São Roque em movimento para preparação e preservação dos veículos. A locomotiva percorreu um trajeto curto para teste.
O prefeito Guto e os vereadores Paulo Juventude, Claudia Pedroso, Júlio Mariano e Rafael Tanzi, acompanharam o procedimento, além de alguns turistas, como os piracicabanos.

NOTA

O prefeito Guto Issa registrou a presença dos piracicabanos, deu um viva a Piracicaba, e não permitiu que fosse tirada foto sem máscara, mostrando os cuidados sanitários que São Roque mantém e retoma suas atividades.

Estudantes terão aulas eletivas sobre o turismo

O governador João Doria anunciou terça (25) uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo e Viagens para oferta de disciplinas eletivas sobre o setor de viagens e turismo. A aulas devem ocorrer a partir do segundo semestre para estudantes do ensino médio e dos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental da rede pública estadual.

A iniciativa tem como objetivo aliar educação à inovação e ao empreendedorismo, apresentando o turismo e seus diversos segmentos como fator de desenvolvimento pessoal e profissional.  “Entre outros temas, vamos abordar pontos relacionados à consciência ambiental, economia verde solidária e criativa, classificação de diferentes atrativos, além de promover games e desafios”, explicou Rossieli Soares, Secretário da Educação.

Por meio do Programa Inova Educação, serão oferecidas atividades educativas para o desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes, com disciplinas eletivas, projeto de vida e de tecnologia e inovação. A Seduc alinhou três grupos de eletivas: Expresso Turístico para alunos do 6° e 7° ano, Turismo de Natureza e Aventura para 8° e 9° ano, e Redes Turísticas para o ensino médio.

“Como fenômeno social e econômico, o turismo tem grande capacidade de geração de empregos, sendo uma oportunidade para os jovens que em breve estarão no mercado de trabalho”, afirmou Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens.

RECURSOS 

O Governador também autorizou a assinatura de convênios com 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs) no valor de R$ 50,4 milhões. Os recursos serão utilizados para obras e melhorias de infraestrutura das cidades. “Hoje estamos iniciando esse processo numa retomada muito importante dos valores do turismo, confiantes que gradualmente poderemos retomar as atividades econômicas de forma segura, respeitando os protocolos, a vida e a saúde. É fundamental termos sempre o sentimento de que sem pessoas, não há economia”, afirmou Doria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima