Descarte irregular de lixo é fiscalizado em ação conjunta

Guarda Municipal, Secretaria de Obras, Coordenadoria de Meio Ambiente e Defesa Civil trabalham para evitar o descarte irregular – foto: Pedro Gil

Ação conjunta realizada na sexta-feira (21),pela Secretaria de Obras, Coordenadoria de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil marca o início da fiscalização do descarte irregular de resíduos em São Pedro. O objetivo principal, como explica a bióloga Camila Pastor, da Coordenadoria de Meio Ambiente, é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos no município.

“A ação consiste em alinhar o trabalho entre as pastas e orientar a população com relação ao descarte adequado dos resíduos de poda, de construção civil, entre outros, e autuar no caso do descarte irregular”, salienta Camila.

O descarte irregular é crime e gera multas, previsto na Lei Complementar n°78, de 14 de junho de 2012. Para fazer o descarte de resíduos, São Pedro conta com o serviço do Ecoponto,  que é um local preparado para receber, separar e dar o destino adequado para os resíduos de acordo com a legislação ambiental vigente.

O Ecoponto recebe resíduos de construção civil e reformas, resíduos de poda, além de madeira, papelão, vidro e outros recicláveis. O descarte no Ecoponto  é gratuito até 1 metro cúbico por mês por pessoa, volume equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros.

O Ecoponto fica na rua Manoel Semene, 235, no bairro São Dimas. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima