Comunidade escolar do Água Branca busca firmar parceria com a Câmara

Escola do Água Branca integra o Programa de Ensino Integral – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

A vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua se reuniu, quinta-feira (20), com os professores Élcio Maichackie e Dalva Pereira de Souza, da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, no bairro Água Branca, sob direção da professora Andrea Mainardes, para tratar de projeto a ser construído em parceria com a Câmara Municipal de Piracicaba, com o respaldo da Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon, como forma de visualizar e difundir uma série de projetos a que os alunos se envolvam no entorno da unidade escolar, no trabalho de conceitos de cidadania que também contribuem na formação individual de cada estudante.

A escola está organizada no formato de PEI (Programa de Ensino Integral), no qual os alunos entram às 7 horas e permanecem até às 16 horas, e além das disciplinas fixas, que compõem a grade curricular, tem disciplinas eletivas, às quais pode optar por participar durante a semana, em projetos que também incluem o entorno da unidade escolar.

Na ocasião, os representantes trouxeram ao Mandato Coletivo a possibilidade de parceria para que os grupos de alunos, seus educadores e educadoras possam apresentar um projeto de trabalho, de forma a estreitar as relações entre Escola e Câmara.

Segundo Dalva, “na proposta da Escola Integral os jovens realizam diversas atividades de extrema importância, uma delas é o varal dos sonhos, onde os professores podem visualizar o projeto de vida dos alunos. É com base no varal dos sonhos que se desenvolve a Eletiva, para que os alunos possam vivenciar e decidir o que querem para o futuro. As eletivas têm como objetivo desenvolver o olhar crítico dos estudantes, trabalhar o conceito de cidadania e fazê-los compreender os atuais desafios do mundo na busca de soluções socialmente responsáveis”, relatou.

Em uma destas disciplinas eletivas, sob responsabilidade da professora Dalva, a proposta será de formar grupos entre os alunos para que façam um levantamento no entorno da escola, no bairro e na comunidade, com o objetivo de mapear possíveis melhorias e usos que a comunidade pode propor para aqueles espaços públicos, ou seja, o projeto se propõe a levantar e apontar como pode ocorrer a participação dos alunos, a interação entres as escolas e junto à comunidade.

“Também levantamos a possibilidade de desenvolvermos alguma programação na Escola do Legislativo, no sentido de estimular a comunidade escolar, educadoras e alunos à participação cidadã, principalmente neste difícil momento da pandemia”, consideraram os integrantes do Mandado Coletivo, sob a condução da vereadora Sílvia Morales.

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