Durante uma ocorrência no último final de semana, a equipe técnica de serviços da Concessionária Mirante foi acionada para executar um reparo de ramal de esgoto de um imóvel. No entanto, ao avaliar as condições do sistema de esgotamento sanitário das ruas Joaquim André e a São Francisco de Assis, no bairro Paulista, foram surpreendidos pela quantidade de estopa acumulada na tubulação, fato este que causou a obstrução da rede.
Pode parecer uma solução rápida, mas todo material descartado irregularmente na rede coletora de esgoto prejudica o funcionamento da rede coletora, causando obstrução da tubulação e, consequentemente, extravasamentos, que implicam em impactos diretos ao meio ambiente.
A garantia do funcionamento do sistema com eficiência é uma responsabilidade compartilhada: cabe à concessionária realizar a manutenção preventiva, melhorias e modernização na rede coletora, e cabe à população contribuir por meio do descarte correto dos materiais nos recipientes adequados. Uma atitude impensada de um indivíduo pode afetar a sociedade como um todo!