Memorial do Empreendedorismo da Acipi está na 19ª Semana Nacional de Museus

A pandemia da Covid-19, que já perdura há mais de um ano, trouxe diversos desafios, principalmente para o setor cultural e de museus. Esta reflexão norteia a 19ª Semana Nacional de Museus, que, neste ano, tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Com visitas temporariamente suspensas devido ao cenário atual, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) participa da iniciativa lançando nesta terça (18), às 17h, no canal do YouTube “Acipi Piracicaba”, um vídeo com detalhes da exposição.

De acordo com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a Semana de Museus visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. Em 2021, as atividades, desta vez totalmente on-line, serão entre os dias 17 e 23 de maio. A programação inclui ações e projetos como jogos educativos, exposições, visitações virtuais, palestras, rodas de conversa, entre outras.

No vídeo, elaborado pelo Memorial do Empreendedorismo da Acipi, é possível conhecer a exposição permanente do espaço e descobrir toda a trajetória de quem está à frente da gestão da entidade. Além disso, a produção destaca fatos importantes do contexto histórico local e narra os principais personagens do empreendedorismo na cidade. “O Memorial do Empreendedorismo da Acipi participa e conta a história do empreendedorismo de Piracicaba, reunindo informações, fotos e detalhes do desenvolvimento da cidade que são compartilhados com a população, principalmente os jovens”, ressaltou o presidente da entidade, Luiz Carlos Furtuoso.

O projeto, segundo o diretor cultural da Acipi, Palmiro Romani, será importante para que os museus não parem suas atividades. “Eu penso que, daqui vários anos, esse vídeo marcará muito a situação em que vivemos e todas as dificuldades pelas quais passamos”, disse.

ACERVO

O espaço possui um acervo com artigos, objetos de época, pinturas e mais de 5.500 fotografias históricas. Além disso, uma linha do tempo destaca os principais acontecimentos desde a fundação de Piracicaba, em 1767, até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima