Pela terceira vez nos últimos dois meses, a Câmara Municipal de Piracicaba recebeu a visita de vereadores da região interessados em conhecer a experiência exitosa da Escola do Legislativo, que já superou a marca de 10 mil pessoas alcançadas nas atividades promovidas desde 2017.
Na tarde desta sexta-feira (14), o presidente da Casa, Gilmar Rotta (Cidadania), e a diretora da Escola, Silvia Morales (PV), recepcionaram Mariana Fleury Tamiazo (Cidadania) e Diego Fabiano de Oliveira (MDB), parlamentares em segundo e primeiro mandatos, respectivamente, na Câmara Municipal de Cordeirópolis, cidade a cerca de 45 km de Piracicaba.
Durante a visita, Mariana e Diego ficaram a par dos aspectos legais que antecederam a implantação da Escola do Legislativo, a relação com o programa Parlamento Aberto, a diversidade das qualificações oferecidas e a parceria mantida com instituições e voluntários, resultando em quase 300 pessoas cadastradas como professores para a condução de palestras e oficinas, sempre gratuitas.
Silvia Morales enfatizou o papel da Escola do Legislativo como “espaço de debate” para temas de interesse da sociedade —como participação da mulher e acessibilidade a pessoas com deficiência—, muitos dos quais antecedem discussões que serão feitas pelos vereadores em plenário, a exemplo do ciclo de palestras sobre habitação de interesse social, promovido este ano. “Fico muito feliz com essas visitas. A região nos tem procurado, significa que a Escola do Legislativo está sendo referência”, destacou a vereadora, que integra o mandato coletivo A Cidade é Sua.
Gilmar Rotta comentou a repercussão dos projetos institucionais do Legislativo piracicabano na região —a Casa recebeu visitas de vereadores de Rio Claro em março e de Santa Gertrudes em abril. “Isso as faz virem para cá, conhecerem como funciona e levar a experiência para suas cidades, tendo um outro olhar sobre como deve ser uma Câmara Municipal, que não pode mais ser fechada. Aqui entra todo mundo: é a visão que colocamos de que a Casa é da população. Quem quiser vir debater, discutir, expressar sua opinião, cobrar, este é o lugar certo.”
Mariana afirmou que a Escola do Legislativo de Piracicaba “se tornou referência” na região e inspiração para mudar a realidade em sua cidade. “É uma cultura que ainda Cordeirópolis não conseguiu fazer pegar. A participação junto à administração do município ainda é bem pequena.”
“Essas relações próximas são muito importantes. Serão frutos que vamos colher lá na frente”, acrescentou Diego, que revelou expectativa positiva em virtude das características da atual legislatura de Cordeirópolis. “Queremos, com essa pluralidade de ideias que temos lá hoje, aproveitar para aumentar a participação. É o momento para colocar esses projetos para funcionar.”
Filipe Vieira, Valéria Rodrigues —diretores, respectivamente, dos departamentos de Assuntos Jurídicos e de Comunicação da Câmara— e Erica Aparecida Cruz Dinis, da equipe de apoio da Escola do Legislativo, também participaram da recepção aos vereadores de Cordeirópolis.