A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, as contas do prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior referentes ao exercício 2018. Os vereadores acompanharam o parecer favorável emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O destaque do relatório técnico emitido pelo Tribunal mais uma vez se refere à saúde, considerada como muito efetiva, com um dos melhores desempenhos entre as 645 cidades paulistas. A análise leva em consideração os indicadores e resultados na atenção básica, atendimento à população, campanhas, Conselho Municipal de Saúde, Equipes de Saúde da Família, infraestrutura, mínimo constitucional aplicado e profissionais da saúde.
O município investiu 31,53% do orçamento no setor, mais que o dobro do mínimo preconizado estabelecido em 15%. A saúde, aliás, teve o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2015.
Outro ponto considerado como muito efetivo foi a gestão da cidade, que leva em conta ações relativas a contingenciamento, infraestrutura, mobilidade urbana, pessoal e a Defesa Civil.
A educação também aparece como um dos setores de maior destaque. O investimento na pasta chegou a 29,4%, superando os 25% do mínimo preconizado, sendo que a aplicação do magistério chegou a 88,79%, 28% a mais do que o estabelecido por lei. A aplicação do Fundeb foi de 100%
Dados gerais inspecionados na educação levam em conta avaliação escolar, Conselho Municipal de Educação, infraestrutura, material escolar, merenda, mínimo constitucional, Plano Municipal de Educação, professores, transporte escolar, uniforme e vagas.
A gestão fiscal do município também foi considerada como efetiva pelo relatório. Esse quesito leva em conta a parte administrativa da Prefeitura, com análises sobre a dívida ativa, dívida fundada, execução orçamentária, finanças, gestão fiscal, precatórios e transparência.
Dr. Alcides lembrou que análise é um fiel retrato de sua primeira gestão à frente do Executivo e representa os compromissos assumidos com a população. “Nosso foco sempre foi colocar a casa em ordem, trazer transparência ao município e investir em setores essenciais como saúde e educação. O relatório do Tribunal de Contas, agora referendado pelo voto dos vereadores, reflete exatamente esse modelo e o sentimento da população acerca dessas prioridades. Mesmo diante da grave crise econômica, da instabilidade política nacional e do déficit orçamentário fruto da queda na arrecadação, conseguimos manter as contas em dia, pagar dívidas do passado, salvar vidas e investir no futuro. Vamos seguir trabalhando, avançando, fazendo mais e melhor”, finalizou.