Transporte coletivo: motoristas serão vacinados contra a Covid-19

Transporte coletivo
O Sindicato dos Motoristas solicitou a inclusão da categoria na campanha de imunização – Foto: Divulgação

Em encontro nessa quinta-feira (13), na Secretaria de Trânsito e Transportes, com a participação de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Tupi, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano da cidade, e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba, foi definido que os motoristas que atuam no transporte coletivo urbano e intermunicipal da cidade deverão começar a ser imunizados contra a Covid-19 no próximo dia 22, um sábado. A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes, José  Vicente Caixeta Filho, e motivada em função dos motoristas do sistema de transporte coletivo serem incluídos no plano São Paulo de imunização e a partir de solicitação feita ao prefeito Luciano Almeida pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba, João Soares, para que os trabalhadores do setor fossem vacinados, uma vez que são os responsáveis pelo transporte de toda população e estão expostos diariamente ao coronavírus, com o registro de quatro óbitos na categoria.

O agendamento da data para início da imunização, no entanto, de acordo com Moisés Taglieta, da Secretaria Municipal de Saúde, depende de o Estado confirmar o envio das vacinas dirigida aos motoristas, o que está previsto para ocorrer a partir do próximo dia 18. Caso seja confirmada, realmente, o envio das vacinas, ficou estabelecido na reunião que para facilitar a vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo, tanto municipal como intermunicipal, será realizado em dois sábados, dias 22 e 29 de maio, também no Ginásio Municipal de Esportes, onde foi concentrada toda vacinação no município.

João Soares destaca a necessidade de vacinação dos trabalhadores do transporte, uma vez que a exposição a que são submetidos já provocou a óbito quatro profissionais do setor. A última foi a fiscal de linha da empresa Tupi, Maria Regina Dragoni Cordeiro, de 54 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 13 de maio. O setor também registra somente nesse ano 78 trabalhadores infectados, sendo que 17 continuam afastados e dois deles internados. “Os trabalhadores do transporte coletivo estão totalmente expostos uma vez que fazem um trabalho essencial, já que são os responsáveis pelo transporte de toda população e também dos trabalhadores da saúde, da segurança e dos professores, que já foram vacinados”, destaca.

A estimativa é de que dos quase 500 trabalhadores do sistema de transporte coletivo urbano da cidade cerca de 270 motoristas sejam imunizados. Para isso, terão que se cadastrar no site da Prefeitura, que a partir do próximo dia 18, irá ter um ícone dirigido a eles, e apresentar, no dia da vacinação, um atestado da empresa que são contratados e de que estão em plena atividade na função.

Na reunião, Moisés Taglieta se comprometeu a verificar a possibilidade de também incluir nesse processo de vacinação outros trabalhadores do setor que têm contato direto com a população e tem uma maior exposição ao coronavírus, já deixando claro que o pessoal da manutenção, como mecânicos, funileiros, auxiliares de serviços gerais, entre outros, não constam da lista dos que devem ser imunizados. “A Secretaria Estadual de Saúde é quem estabelece as atividades que deverão ser imunizadas, cabendo ao município apenas fazer o agendamento e a aplicação da vacina”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima