Caldeirão Político

ADRIANA — I
A médica Adriana Brasil, presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina, foi surpreendida pela atitude da Prefeitura Municipal de Piracicaba em apelar da sentença singular: “Quando fomos orientados pela Secretaria de Saúde a judicializarmos o caso do repasse das emendas, pois eles precisariam de um instrumento jurídico para se sentirem seguros, acreditamos nessa orientação”, disse.

 

ADRIANA — II
Acreditou? Adriana Brasil mesmo responde: “Este veredicto protege a Prefeitura de qualquer alegação de ilegalidade. Quando há apelação sobre esta decisão temos que considerar que não se trata do que tem sido alegado como empecilho. Trata-se de falta de comprometimento com a população carente que é atendida gratuitamente. Trata-se do não reconhecimento da importância do Programa Ilumina de Prevenção. Trata-se do não respeito à um parecer muito claro do Ministério Público e do judiciário que foi muito preciso e reconhece a urgência do repasse para o bem comum. É uma situação sem precedentes!”

 

PERGUNTAS
Como perguntar não ofende (ofende?), o Hospital Ilumina questiona: “O prefeito pretende usar os recursos das emendas ou já fez uso em outros projetos? A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer não fazem parte das prioridades desta gestão municipal?”

 

RODRIGO
O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, filiou-se ontem (14), ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), deixando o DEM (Democratas), para ser o candidato do ninho tucano ao Governo do Estado de São Paulo, em 2022. O projeto é abrir espaço para que o governador João Dória (PSDB) seja o candidato tucano ao Palácio do Planalto. Trata-se de uma “operação” delicada que o jovem está fazendo e, com certeza, o ex-governador Claudio Lembo (DEM) sabe disso.

 

CRÍTICAS
O idoso e cansado Capiau, que redige esta coluna diariamente, afirma que só fará críticas ao prefeito Luciano Almeida (DEM) e sua administração após o dia 20 de julho. Se as críticas virão somente a partir de 20 de julho, como chamar então os “petardos” que ele tem mandado até agora, diariamente, neste impresso? Fica a pergunta no ar… Em 20 de julho, o Capiau responde.

 

EMENDAS — I
Reconhecida pelo trabalho de captação de recursos na área da saúde, a vereadora Ana Pavão (PL) apresentou o requerimento 487/2021, aprovado quinta-feira (13), em que pede ao Executivo que se especifica nas comunicações oficiais a respeito das emendas parlamentares inclusivas nos orçamentos da União e do Estado. Ela quer que sejam informados o autor, recurso, o bem ou serviço oferecido e o valor correspondente.

 

EMENDAS — II
Ana Pavão traz à tona um assunto que tem sido bastante valorizado na política local, principalmente desde o início da pandemia, em março do ano passado, que é a visibilidade do trabalho de parlamentares locais que atuam junto a seus pares no Estado e na União para reverter recursos para o município. Recentemente, o Departamento de Comunicação divulgou ampla matéria sobre essa atuação. O que vale, sempre, é atender a população.

 

REGIONAL — I
Com a volta do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) às reuniões ordinárias da Câmara – ele ficou afastado para o enfrentamento da Covid-19 –, temas da gestão anterior também ganham maior visibilidade. O parlamentar defendeu a ampliação de leitos do Hospital Regional “Dra. Zilda Arns”. “Desde 2018, quando foi implantado, a promessa era de ampliação de leitos”, disse.

 

REGIONAL — II
Aliado ao prefeito Luciano Almeida (Democratas), a quem deu apoio no segundo turno das eleições de 2020, Trevisan Jr. defende que seja realizado maior investimento do governo paulista na abertura de leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já que a instituição atende pacientes das 26 cidades do DRS-X (Departamento Regional de Saúde).

 

CLAMOR — I
Classificada como “clamor popular de anos”, finalmente a CPI do Semae foi protocolada na Câmara Municipal de Piracicaba. O requerimento é de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que defendia a investigação quando ainda utilizava a tribuna popular do Legislativo como um ferrenho crítico da administração do então prefeito Barjas Negri (PSDB).

 

CLAMOR — II
O requerimento obteve 16 assinaturas e, conforme a nova regra da Câmara, só com o protocolo já fica aberta a comissão, só dependendo de nomear os integrantes. Aderiram à CPI os vereadores Acácio Godoy, Ana Pavão, Anilton Rissato, Ary Pedroso Jr, Cássio Luiz, Fabrício Polezi, Josef Borges, Laércio Trevisan Jr, Paraná, Paulo Camolesi, Paulo Campos, Paulo Henrique Ribeiro, Rerlison Rezende, Thiago Ribeiro, Wagnão e Zezinho Pereira.

 

LÍDER?
Oficialmente, o vereador Zezinho Pereira (Democratas), mesmo partido do prefeito Luciano Almeida, é tratado como líder do governo na Câmara. Mas, nas recentes intervenções do vereador Josef Borges (Solidariedade), parece que é mais defensor da gestão do que Zezinho. O parlamentar, com residência em Artemis, tem sido de elogios nos projetos apresentados pelos secretários municipais durante as reuniões com os vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima