Caldeirão Político

ILUMINA
A presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina, Adriana Brasil, deu a seguinte declaração sobre a decisão da Justiça: “Nós construímos o nosso caminho baseado na transparência, na impecável prestação de contas e no serviço de excelência gratuito à população em prevenção de câncer, fruto da união de forças da sociedade! A decisão do Judiciário pela liberação das verbas das emendas parlamentares nos enche de esperança e fé para continuar salvando vidas!” Falou e disse.

 

REPERCUSSÃO? — I
Teve pouca repercussão na Câmara Municipal de Piracicaba a denúncia do MCCP (Movimento Contra a Corrupção de Piracicaba) de que o secretário municipal de Educação, João Marcos Thomaziello, foi condenado pelo crime de estelionato. Embora a sentença já tenha sido cumprida, ela entra no prazo de oito anos, que foi delimitado na Lei Ficha Limpa Municipal (proposta do vereador Paulo Campos), para impedir a nomeação a cargos públicos.

 

REPERCUSSÃO? — II
O Capiau, idoso e cansado, não se assusta muito com pesos e medidas diferentes a determinados assuntos, o que é comum em política (e até na Política). Mas, mesmo assim, levando em consideração que o assunto “corrupção” foi amplamente criticado na legislatura anterior e ainda durante a campanha da eleitoral, a repercussão foi pequena perto do que já houve. Talvez (suposição deste Capiau, idoso e cansado) seja porque o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), recém recuperado da Covid, estava ainda fora da área. Voltou.

 

BLOQUEADO
O celular do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, foi bloqueado pelo vereador Cássio Luiz, o “Fala Pira” (PL). Na reunião de segunda (10), ao reclamar da demora no atendimento e da falta de médicos, o parlamentar disse que “esses dias recebeu mensagem do alto escalão da Prefeitura, falando que eu falto com respeito, o que é mentira”, disse. Cássio enfatizou que cansou de procurar o secretário e agora irá ao Ministério Público.

 

COMUNS
Estão se tornando comuns as reclamações de vereadores em torno de obter acesso aos secretários. Mas o Capiau, idoso e cansado, sabe bem que “nem tanto ao céu, nem tanto à terra”, ou seja, as coisas nem sempre são como se diz. Os titulares das pastas da Prefeitura estão indo, um por um, na Câmara para falar com os vereadores – inclusive Filemon estava no prédio da Alferes semana passada. Cássio foi avisado?, perguntar não ofende.

 

ENCONTRO
O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, participou, quarta (12), de um encontro com diretores de escolas da rede estadual das cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Americana, durante uma visita à cidade. Soares também acompanhou a vacinação de professores e profissionais da Educação no município.

 

O MAIOR DERROTADO
As eleições de 2020 foram avassaladoras para o PSL (Partido Social Liberal) em Piracicaba, fizeram coeficiente para colocar vereador, mas não atingiram 10% mínimo. Já a candidata à Prefeitura, ex-vereadora Coronel Adriana, por pouco não foi para o segundo turno. Coisas da política.

 

FUNDEB
A preocupação de muitos profissionais da Educação é que a tentativa de politizar o Conselho pode contaminar o andamento da Educação Pública de Piracicaba. Afinal, discutir “terra plana” é retomar à Idade Média.

 

VOTOS
Em levantamento de partidos políticos locais, menos de 100 candidatos passaram de 400 votos para vereador em Piracicaba, tendo o Partido Verde (PV), com a menor votação, conquistado uma cadeira na Câmara. Registre-se que a vitória foi do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (deveria ser Nossa), que reuniu três candidatos. De qualquer maneira, entraria um edil.

 

ROBERTO — I
Em seu sexto mandato de deputado estadual, Roberto Moraes (CID) lembra que, no seu segundo, em 2004, votou contra a entrada de Piracicaba na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Depois, deu um jeito especial de criar o Aglomerado Urbano de Piracicaba e Região, sendo que agora o caminho é para a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). “Quintal de Campinas, não e nunca”, reafirma Roberto.

 

ROBERTO — II
Falando de Roberto Moraes — cuja profissão é radialista, desde a adolescência, e política como sacerdócio desde que foi vereador em Piracicaba durante seis anos —, é alegre registrar a recuperação da sua saúde: “Perdi 30 quilos” e, com isso, está firme na academia de segunda a sexta feiras, das 6 às 7h: “Todo dia, sem falhar”, afirma, além do controle da alimentação”, afirma. Os amigos ficam felizes.

 

SOBRE A RMP
O prefeito espera avanço no desenvolvimento de toda região a partir da criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). “Nada se faz sozinho hoje, não dá para ser uma ilha de prosperidade em um mar de pobreza. Damos um passo a mais e muito importante nesse caminho de crescimento”, afirmou Luciano Almeida sobre o tema.

 

INÉRCIA
Em virtude da inércia do prefeito municipal e do presidente da Câmara Municipal, o MCCP (Movimento Contra a Corrupção em Piracicaba) encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual, solicitando que sejam averiguadas as responsabilidades de ambos diante do descumprimento da Lei da Ficha Limpa Municipal. Para quem quiser consultar, segue o número do Protocolo: 038.0723.0002006/2021. Em outras palavras: por que o secretário da Educação, João Marcos Tomaziello, continua na Pasta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima