Um sonho possível

Francys Almeida

 

A renovação do contrato da Empresa Tupi, mesmo sem licitação, me chamou a atenção, principalmente pelo silêncio de muitos que outrora pleiteavam mudança para o transporte público de Piracicaba e, agora, omitem e se calam em meio a esse absurdo que ocorre na gestão municipal.

A ideia de implantar o “Rapidão Caipira” — modelo capaz de reorganizar todo o sistema de transporte público com base no conceito de que quem deve circular é o usuário, com segurança, conforto, agilidade e baixo custo — fica cada dia mais distante.

O atual sistema de transporte de ônibus prioriza a pulverização do número de linhas de forma benéfica para os empresários do transporte, às custas de inúmeros transtornos aos usuários, não tem sistema estruturado e inteligente de linhas e controle operacional, atrapalhando a vida do trabalhador piracicabano.

A proposta de construir um novo sistema, o “Rapidão Caipira” (Rede Ativa Planejada e Integrada De Ônibus), que poderia transformar o atual sistema de transporte urbano da cidade em uma rede ativa de corredores com linhas exclusivas, como um metrô de superfície em VLP (Veículo Leve sobre Pneus), ou BRT (Bus Rapid Transit).

Nesse modelo, em cada corredor trafega somente uma linha em traçados circulares e radiais, que se cruzam e encontram em terminais e paradas inteligentes de integração da rede, utilizando veículos bi ou tri articulados com acessibilidade, tecnologia embarcada, informatizada e com controle operacional centralizado. Dessa forma, aumenta o fluxo de velocidade dos ônibus de forma ágil e racional que serão alimentados de forma capilar por ônibus menores, vans e ciclovias geridos pela Secretaria de Trânsito de Piracicaba.

É possível, por meio de parcerias, viabilizar o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) ou BRT (Bus Rapid Transit), os melhores modais para a mobilidade urbana nas grandes cidades, ligando os extremos de nossa cidade, sendo inicialmente o valor da passagem R$ 2,00 e não devendo passar de R$ 3,00 até 2023, visto que, atualmente, pagamos um valor enorme em comparação a cidades vizinhas. Isso pode parecer um sonho impossível, mas, com vontade política e planejamento, é possível fazer a diferença e dar mais dignidade a quem usa o transporte público, pois a tendência do nosso atual sistema é o colapso gradativo, principalmente pelo aumento do número de veículos. Precisamos estimular o uso do transporte público, oferecendo qualidade ao usuário.

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Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, dirigente partidário (PCdoB) em Piracicaba

 

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