Educação sem politização

Micaele Bariotto

 

“É contraditório tantas preocupações em relação à vida do atual gestor da Secretaria de Educação de Piracicaba. Desde o início de sua gestão, há rumores e comentários negativos na rede.

A princípio torna-se evidente mencionar que não existem questões partidárias ou interesses políticos e particulares nesta escrita, afinal acredito nos trabalhos políticos da Esquerda e a atual gestão Municipal é centro-direita.

Entretanto, buscando ser coerente, este apenas esclarece alguns fatos ocorridos no início do ano de 2021 na Educação de Piracicaba.

Enquanto professora e servidora pública concursada, permaneço na rede municipal e acompanhei diferentes gestores, porém sabemos que tanto para os servidores quanto para a população o que realmente deve ser relevante é a organização de uma educação de qualidade às crianças e condições significativas de trabalho aos servidores. Independente de determinadas

decisões pontuais do atual secretário João Marcos terem sido arbitrárias, ele tem realizado uma ótima gestão na Educação.

Tenho consciência de que as críticas irão ocorrer uma vez que exponho meu posicionamento direto. Entretanto, acredito que o diálogo é o melhor caminho para os impasses que encontramos em nosso percurso profissional.

Observo reportagens expondo de forma sensacionalista, fatores de ordem pessoal, os quais o marketing de títulos é gigantesco. No entanto, é fato que, quando alguém se torna uma pessoa pública, fatores pessoais interferem nos profissionais, ainda sim sabemos que o respeito é a base do convívio social, principalmente quando somos exemplos de educação.

O secretário João Marcos assumiu um desafio grandioso e comprometeu-se com a educação e o reconhecimento de seus prêmios e competência, deixando evidente que não existe relação partidária com a atual gestão municipal.

É notório que enquanto gestor estadual ainda há o que aprender com a organização municipal. Contudo, sabemos que o secretário se dispôs abertamente a esse propósito. A priori, sua gestão teve início pela entrega dos kits de alimentação, que alguns mais soberbos disseram ser pouco, e claramente sabemos que contribuiu diretamente com a população que realmente necessita.

Na gestão anterior, foram entregues três kits em 2020, sendo dois de alimentação e um hortifrúti. Já na atual gestão, em apenas quatro meses, foram distribuídos dois kits alimentares para o bolsa família, além do hortifrúti da escola para suprir a necessidade emergencial e um kit para os

demais alunos. Vale enfatizar que no ano passado as crianças permaneceram ausentes das escolas, diferente do contexto atual, pois os Jardins, mesmo que em número reduzido, estão frequentando os espaços escolares.

Outro apontamento são as palavras “letramento e alfabetização”, sabemos que são conceitos distintos, mas que se completam. Criticar, diminuir, é mais fácil que contribuir, somar saberes e dividir ideias. E, por falar em dividir ideias, nesta questão, o Professor João foi muito disposto, ouviu com atenção as reivindicações de vários setores da educação de todos os

movimentos coletivos que o procuraram e atendeu aos pedidos de sua responsabilidade. Contudo, sabemos que há desafios que não são pertinentes apenas a ele, mas ao Legislativo e ao Executivo municipais.

É muito fácil apenas criticar, é fácil pessoas que nunca demonstraram interesse por Conselhos e fatos ocorridos na educação decidir reivindicar assim, repentinamente, e diria até misteriosamente. Pense fora da casinha!

Voltemos na questão do letramento e alfabetização que é algo pontual e que vem levantando muitas polêmicas. Afinal, supostamente o secretário de

Educação quer implementar sistemas que alfabetizam bebês. Oh! Que horror! Horrível mesmo se fosse um fato.

Deixa-me contar a vocês a diferença desta gestão e das anteriores: a atual é transparente! Ela demonstra publicamente suas intenções e práticas. A gestão anterior camuflava os fatos, falava-se tanto em letramento e na necessidade de não alfabetizar que a maioria mal sabia que havia um projeto de alfabetização bilíngue em uma creche piloto do município de Piracicaba. Pois

é, pode acreditar!

A atual gestão é inovadora, um exemplo disso é saber que as necessidades da população estão sendo ouvidas e as providências diante de denúncias de assédios, coações e abusos de poder, que sempre aconteceram, estão sendo encaminhadas para Procuradoria com o objetivo de serem investigadas e solucionadas.

A remoção é outra temática que está em andamento dentro dos tramites legais pertinentes e é de interesse de todos, que, por sua vez, vem sendo estudada para efetivação o mais breve possível. Recentemente, o Secretário João Marcos esteve em reunião com o Ministro da Educação  e Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde foi identificado

que o SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC, referente ao PAR – Plano de Ações Articuladas, que é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas do “Compromisso Todos pela Educação” do MEC, não era atualizado há 8 anos. Por isso, prontamente, o Secretário organizou uma força tarefa para atualizar o sistema a fim de que o recurso venha o mais rápido possível para reformas e construções de escolas.

Há projetos em andamento para formação continuada, destinados aos Servidores da Educação em todos os seguimentos, pautados na BNCC – Base Nacional Curricular Comum e no Currículo Municipal de Educação, valorizando as especificidades de cada etapa através de interações brincantes com intencionalidades adequadas, como também o letramento de forma

lúdica para a primeira etapa da educação. A reativação de subsídios para graduação e pós-graduação aos servidores da educação desde que dentro de seus respectivos cargos também é um passo importante que tem acontecido.

A redução do número de crianças por sala e o fechamento dos módulos 2, que tratam-se de turmas que excedem as quantidades de crianças por turma de forma gradativa.

Os EPI’s e EPC’s estão sendo fornecidos conforme a necessidade, inclusive com vários e-mails e planilhas de orientação para solicitação mensal dos itens de proteção e, caso algum item esteja em falta, os pedidos emergenciais podem ser realizados fora do período diretamente com o setor Saúde do Escolar, que tem realizado um trabalho pontual em seus atendimentos às unidades

escolares.

Outra questão que deve ser apontada é a unificação dos contratos de trabalho na modalidade estatutários, já que o município conta com dois regimes de contratação, prejudicando, inclusive a aprovação do plano de carreira dos profissionais da educação, que é uma meta a ser alcançada na gestão do atual Secretário. Dessa forma, permanecem os celetistas, sem alteração do

regime para estes, sendo aos poucos suprimidos pelos estatutários em suas vacâncias.

Existem estudos e planejamentos para que o recesso escolar aconteça concomitante com as escolas estaduais, facilitando a logística das famílias, como também a possibilidade de oferecer recesso para todos os funcionários dos espaços escolares.

Em relação ao calendário escolar, há a possibilidade de estudos remotos para os servidores da escola em dias, prorrogações de feriados prolongados com estudos previamente dirigidos e administrados pelo próprio servidor.

Na pauta da atual administração da SME – Secretaria Municipal de Educação, existe um projeto em andamento que diz respeito ao convênio com novas empresas de internet que atenderão ponto a ponto as necessidades das unidades escolares, inclusive com várias empresas, já que nem todas atendem todo o município. Ainda na linha do mundo digital, há ideias e estudos em

andamento para o fornecimento de ferramentas adequadas aos trabalhos tecnológicos, tanto para os profissionais da educação quanto para nossas crianças e suas famílias através de plataformas e convênios com a Educação Estadual, disponibilizando o conhecimento tecnológico para todos os

alunos, com a pretensão de laboratórios de informática.

Assim, o intuito é atualizar os subsídios e ferramentas disponíveis nas escolas para o trabalho virtual, realizando levantamentos sobre a necessidade de novos recursos, como tablets e desktops para as escolas com sistemas atualizados e máquinas com maiores rendimentos, o que não é realizado há anos e sabemos que é de fundamental importância. Além disso, a atual gestão busca dar continuidade aos projetos com as empresas AcelorMittal, Sicred e Magistrados, além da proposta do cursinho com a pretensão de ser oferecido pela Fumep/Cotip como também a formação para professores.

O ensino híbrido atualmente na Educação Infantil está sendo efetivado através dos canais de comunicação da SME, Rádio Educativa e TV Câmara, inclusive a equipe de informática está preparando um cenário adequado para a idade, com histórias, contos e dinâmicas que irão chamar a atenção da criança e desenvolver habilidades importantes na infância. Recentemente foi publicado a contratação de professores substitutos, ainda nesse viés, existem análises dos formatos que são realizadas os concursos e contratações de professores efetivos e temporários, como também a pretensão de cargos concursados para todos os seguimentos, desde que tal questão seja pertinente ao Secretário de Educação.

Referente ao Plano de Ensino de Qualidade, disponibilizar professores especialistas em artes e inglês, sempre respeitando a identidade da criança, especificidade e respeito à infância, a autonomia de identificar as necessidades intrínsecas de cada aluno, seja este do infantil ou fundamental.

Por fim, entre as tentativas de acertos, é evidente que existem erros. Todavia, esta nova

Gestão demonstra primar pela qualidade da educação e bem-estar de seus servidores. Infelizmente sabemos que nem sempre a “rede é rede” e há conflitos na comunicação com alguns gestores de escola, mas existe uma busca notável para tal e muito já fora feito em apenas quatro meses, muito mais do que outras gestões em quatro anos”.

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Micaele Bariotto, professora

 

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