Caldeirão Político

QUINTAL, NÃO
Quando apresentada na Alesp para votação da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em 2004, o deputado estadual Roberto Morais (CID) votou contra. É que ele não aceitava, e não aceitaria hoje, que Piracicaba fosse “um quintal de Campinas”. Tanto é que lutou pela conquista do Aglomerado Urbano e, agora, comemora o andamento acelerado para ser criada a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba).

 

HORÁRIO — I
Alguns vereadores estão tentando, através de um projeto, alterar o horário das reuniões da Câmara, que sempre foi às 19h30, para que a população pudesse acompanhar presencialmente ou através dos canais de TV.

 

HORÁRIO — II
Se for o objetivo de levar a população ao local em que funciona o Poder Legislativo (Edifício Prudente de Morais), bom lembrar que a maioria trabalha até as 18h. Isso quer dizer, em poucas palavras, que o horário das 19h30 está ótimo.

 

CARAS DE PAU
A vacinação ontem (11) foi voltada para as pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos e para gestantes e puérperas com comorbidades. Por incrível que pareça, três homens compareceram para imunização no período da manhã no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas agendados como gestantes. Ao serem questionados pelas atendentes, eles informaram que se confundiram na hora de fazer o agendamento da vacinação. Dá para acreditar?

 

ÔNIBUS
O Capiau tem compromisso consigo mesmo em não fazer críticas à Administração Municipal do prefeito Luciano Almeida (DEM) antes de completar 200 dias, isto é, a partir de 20 de julho. Mas a oposição ferrenha ao chefe do Executivo tem distribuído anotações péssimas em relação à renovação do contrato da empresa de ônibus urbano. É a Transporte Acreana (leia-se Tupi). Foi um bom preço, de acordo com a lei. Pergunta-se: e a qualidade?

 

VISITA
Alguma autoridade municipal de Piracicaba visitou a cidade de Sorocaba, utilizando-se os ônibus locais de transporte coletivo? Só perguntando, sem querer ofender.

 

PERDA
De cada 100 MEI (Microempreendedores individuais) no Brasil, 82 revelaram que tiveram perda de faturamento. Essa categoria de empreendedores foi a mais prejudicada com a pandemia do coronavírus, de acordo com a 10ª edição da Pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Entre as empresas de micro e pequeno porte, 74% afirmaram queda de faturamento, número aproximadamente 10% inferior às perdas entre os MEI.

 

VISITA
Do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), ao ex-secretário de Obras e ex-diretor do Ipplap, Arthur Ribeiro, que agora é chefe da unidade de Piracicaba do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Em suas redes sociais, Rotta destaca que foi convidado para uma reunião junto com Luis Chorilli, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba. “A Câmara e meu mandato estão de portas abertas para quaisquer demandas”, disse.

 

VACINADO — I
Ao lado da esposa Nilva, o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) comemora. “Fui vacinado! Quanta benção!”, escreveu. Aos 61 anos (nasceu no bairro de Recreio, em Charqueada), ele esteve nesta segunda (10) no Ginásio Municipal “Waldemar Blatkauskas” para receber as primeiras doses da vacina AstraZeneca. Morais parabenizou o município pela organização e ao Estado pela distribuição das vacinas.

 

VACINADO — II
Roberto Morais ainda aproveitou para ressaltar a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) “pelo trabalho árduo na aplicação das vacinas que vão proteger a população dessa pandemia”. O parlamentar relatou “sensação muito boa de estar um pouco mais protegido” e incentivou a imunização. “Tomem a vacina, ela já está e vai continuar salvando vidas”, disse.

 

ROTATÓRIA
O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) repostou a moção de apelo do vereador Anilton Rissatto (Patriota), endereçada ao governador João Doria (PSDB), em que destaca a necessidade de rotatória de acesso à Santa Teresinha e saída para Charqueada. O parlamentar da Câmara solicita “prioridade” no estudo de viabilização da obra.

 

MERENDA
Os questionamentos à merenda escolar no município tendem a ganhar, cada vez mais, força na Câmara assim que os trabalhos da CPI avancem. Mas, mesmo fora da comissão, requerimentos surgem com pedidos de informações. A propositura 446/2021, do presidente Gilmar Rotta (Cidadania), quer saber detalhes do convênio entre prefeitura e Governo do Estado para a cessão de funcionários para a merenda escolar.

 

PETISTAS — I
Em reunião virtual no último dia 7, a vereadora Rai de Almeida (PT) e a vereadora Juliana Soares do Nascimento (PT), de Americana, conversaram sobre a estrutura e funcionamento da Procuradoria Especial das Mulheres da Câmara de Piracicaba. À frente do organismo, Rai afirmou que tem papel fundamental no Legislativo. “Cabe à Procuradoria, a elaboração de proposituras que objetivam a atenção para com as mulheres”, disse.

 

PETISTAS — II
A vereadora da cidade vizinha informou que protocolou propositura para criação de uma Procuradoria da Mulher na Câmara de Americana e, ainda, propôs à vereadora Rai que ambas possam “ampliar o contato e a parceria entre elas e as demais vereadoras das cidades da região”, disse. O objetivo é criar rede de mulheres que ocupam cargos nas Câmaras dessas cidades.

 

COLETIVO
O Mandato Coletivo A Cidade é Sua continua firme em suas atividades. Difícil o povo saber com o qual deles, pois são três, deve-se reclamar, reivindicar, propor algo novo. Mas, parece, os três convivem razoavelmente bem, sendo que o voto que vale mesmo é da vereadora Silvia Maria Morales. Partido? A apresentação, pelo jeito, dispensou que pertence ao PV (Partido Verde).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima