Caldeirão Político

TREVISAN
Para alegria dos amigos e principalmente dos companheiros de política eleitoral, o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) voltou a participar, ontem, da reunião da Câmara Municipal, realizada de forma virtual. E, claro, para o bem da cidade de Piracicaba, cuja parte vê, no edil — vítima por vários dias da Covid-19 —, um debatedor das causas públicas, disposto às discussões. O Capiau deseja saúde e paz ao nobre vereador, que se cuide cada vez mais.

 

MÃES — I
Não só de críticas que este Capiau, idoso e cansado, vive. Mas também de mensagens de carinhos. O domingo do Dia das Mães foi marcado por uma avalanche (muito bonita, diga-se) de palavras em homenagens às mães. O prefeito Luciano Almeida postou em suas redes sociais uma imagem com a dona Gilberta e o recado: “Para todas as mães de nossa cidade, um abraço, de muito respeito e admiração”.

 

MÃES — II
Luciano Almeida aproveitou a oportunidade para enviar um conselho aos filhos. “A maior demonstração de carinho que você pode dar a sua mãe é se cuidando para, assim, cuidar dela. Proteja-se, assim você estará protegendo-a. Isso tudo vai passar e quando isso acontecer, não faltarão os abraços apertados e todas as demonstrações de afeto que todos sentimos tanta falta”. A preocupação do chefe do Executivo, claramente, é com a chegada da “terceira onda” da Covid-19.

 

MÃES — III
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), lembrou o Dia das Mães como “uma data especial para homenagear essa figura tão importante das nossas vidas”. Ele arrematou a mensagem com o texto: “Mãe é o pilar da vida, uma batalhadora que carrega um amor incondicional no coração desde o dia em que se tornou mãe até o fim da vida. Gostaria de parabenizar todas as mães pois são exemplos de admiração, e que possamos todos dar valor e amor para aquelas que nos conceberam a vida”.

 

MÃES — IV
A deputada estadual Professora Bebel (PT) foi mais enfática em sua mensagem no Dia das Mães. Primeiro, enviando carinho “a todas as mães do nosso país”, o que incluem as mães trans e as cisgêneras, mães que criam seus filhos sozinhas ou em parceria com companheiros ou companheiras. A petista não deixou, porém, de lembrar que a data também é significado de tristeza para quem chora suas perdas.

 

MÃES — V
Bebel recordou a chacina no Jacarezinho, “sob mando e patrocínio do Estado”, em que foram mortas 29 pessoas, predominante negras e pobres. “Executados em um país que finge não ter pena de morte. Mas ela existe. E existe somente para os filhos negros de mulheres pobres das periferias”, escreveu. Ela lembrou ainda das mães que, desde 2006, lutam por justiça para seus filhos assassinados nos chamados “ataques do PCC” em São Paulo, em que foram contabilizados 493 mortos.

MÃES — VI
O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) publicou um vídeo, com imagens de sua família e lembrou que “hoje é um dia tão especial, onde comemoramos o Dia das Mães e eu quero agradecer a Deus pela vida de cada uma delas, representada na pessoa da minha mãe, dona Maria, que me criou com tanto carinho, sou grato pela mãe que tenho”, acrescentou o parlamentar. E finalizou: “Deus abençoe a todas as mães”.

 

BARJAS
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) participou, sábado (8), da audiência pública sobre a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) e, em tom de balanço de seu período à frente da Administração Municipal, defendeu que a conquista (fruto de um projeto de lei do deputado estadual Roberto Morais) é resultado “do trabalho de prefeitos, vereadores e deputados para fazer Hospital Regional, Deinter, Fatecs”. Ele também elogiou a região que “tem bons indicadores em saneamento básico, educação e segurança”.

 

LUCIANO
Já o atual prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), aproveitou a oportunidade para lembrar que a região passa por desafios, principalmente no abastecimento, que definiu como “estresse hídrico” e a necessidade de colocar o Hospital Regional para funcionar plenamente. De acordo com o atual chefe do Executivo, o empreendimento atende com apenas metade da capacidade. Sem citar diretamente, Almeida evoca passivos administrativos deixados como herança (maldita?) pela gestão anterior.

 

BEBEL — I
Em publicações em suas redes sociais, a deputada estadual Professora Bebel (PT) chama atenção para o fato de o Governo do Estado de São Paulo ter tido um superávit de R$ 7,7 bilhões e ter terminado o ano de 2020 com R$ 11 bilhões em caixa.

 

BEBEL — II
Diante do superávit e do saldo em caixa, a deputada Bebel (PT) cobra do governador João Doria (PSDB) para que deixe de confiscar os salários de aposentados e pensionistas, como vem fazendo desde a aprovação da reforma da previdência estadual que votou contra.

 

BEBEL — III
A deputada Bebel, líder do PT na Alesp, inclusive, é autora de projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que susta o aumento da alíquota da aposentadoria de aposentados e pensionistas.

 

MANDRAQUE — I
Na opinião do vereador Nelinho Noronha (PT), de Águas de São Pedro, a audiência pública de sábado (8), sobre criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), foi um “evento mandraque”, porque teve baixa participação e censura à opinião popular. É que o evento realizado na Acipi contou com cerca de 50 pessoas presentes e menos de 60 online, o que não dá para ter base para uma região de 1,5 milhão.

 

MANDRAQUE — II
Para o vereador Nelinho, não é questão de ser favor ou contra, mas sim a necessidade de ser realizada uma verdadeira audiência, com a efetiva participação e debate popular, inclusive com a abertura da palavra à população. Do contrário, não se trata de audiência pública, mas, sim, de um comunicado.

 

REPRESENTAÇÃO — I
O vereador Nelinho Noronha também disse que não entende como o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rota (Cidadania), foi nomeado para representar os poderes legislativos de todos os municípios envolvidos na possível criação desta Região Metropolitana de Piracicaba.

 

REPRESENTAÇÃO — II
“Não fui consultado para saber se concordava com esta representatividade, assim como conversei com outros vereadores que também não foram. Se fosse consultado, certamente diria que não, porque o processo tem que ser mais democrático e a posição ser debatida com os vereadores de todos os municípios”, destacou o vereador Nelinho Noronha, de Águas de São Pedro.

 

PROTOCOLO
A Prefeitura de Piracicaba vai promover, nesta terça (11), a partir das 16h, a troca do servidor do banco de dados dos sistemas de Protocolo e 156. Devido a esta atualização, os sistemas estarão fora do ar até quarta (12). O atendimento 156 via telefone funcionará nestes dias em horário normal, das 8h às 17h.

 

APRENDIZADO
Um grupo político de outra cidade assumiu a Administração de Condomínios em Piracicaba, prometendo transparência e redução de 40% nos custos.

 

PROMESSA
No entanto, nem reduziu o valor em 40%, muito menos apresentou ou gastos do primeiro mês. Estão mostrando que eram apenas promessas de campanha. Não tá fácil pra ninguém! Há política, também, nos condomínios?

 

EXPERIÊNCIA
A troca de uma gestão com 40 anos de experiência por aventureiros podem custar caro, temos visto na política que nem toda mudança é para melhor. É o que pensa um profissional da área.

 

COVID-19
Esse Capiau está assustado com o “libera geral”: no bairro Algodoal, teve baile na rua principal, e as autoridades ficam nos limiteis possíveis. É bom que a população tenha consciência maior do combate à pandemia.

 

DISTANCIAMENTO
Em vários bairros, a impressão era, neste final de semana, que a pandemia havia acabado. Pessoas sem máscaras e fazendo churrascos, festas e piqueniques. Em 15 dias, lamentável, as consequências podem ser novamente UTIs lotadas.

 

VAZAMENTOS
Moradores da rua Henrique Nering, no Bongue, reclamam que há três meses está vazando água e, até agora, o Semae sequer apareceu. Situação difícil, mas o Capiau sabe que o Semae sempre é eficiente.

 

ASFALTO
A operação tapa buracos não está atendendo a expectativa dos piracicabanos, a ponto de moradores da rua Pastor Umbelino Rolim de Moura pagarem o asfalto de sua rua. É possível acreditar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima