Ser mãe é uma das relações mais profundas que existe. Dar à luz é um ato de amor, quase divino, cheio de emoções, preocupações e sensações intensas. Por esse motivo, a Unimed Piracicaba tem o cuidado de pensar em cada fase da vida da mulher que se transforma em mãe e, hoje, recebe às atenções pelo seu dia. “Nossa missão é acompanhar nossas beneficiárias em todos os momentos de sua vida”, disse o presidente da Cooperativa, Carlos Joussef.
Nessa transformação, os primeiros passos acontecem em consultas de pré-natal com ginecologistas e obstetras, além do Curso para Gestantes, oferecido, bimestralmente pela Unimed Medicina Preventiva, para discutir aspectos físicos e emocionais da gravidez, em oito aulas teóricas e práticas, com médicos e equipe multidisciplinar. Já participaram da iniciativa mais de 20 mil gestantes, além de 13 mil acompanhantes entre pais e familiares desde 1999.
“Os encontros preparam a futura mamãe para lidar com a gestação, o parto e as mudanças que ocorrerão em sua vida após o nascimento do bebê. Abordamos a importância do pré-natal, da alimentação e da prática de atividade física para uma gestação e um puerpério saudáveis”, contou Joussef.
Dando sequência aos cuidados, a Unimed Piracicaba não hesita em participar do momento mais aguardado pelo universo das mães: a chegada do bebê. Para isso, a Instituição oferece a melhor assistência e estrutura, no Hospital Unimed, com um amplo e moderno Centro Obstétrico. O espaço é exclusivo para acompanhamento e realização de pré-parto, parto e pós-parto.
“Sempre proporcionamos uma assistência diferenciada às nossas gestantes e, recentemente, implantamos mais conforto e segurança, além de estrutura completa para o parto adequado. Hoje, ao ver as novas salas equipadas com tecnologia avançada e áreas humanizadas, nos sentimos realizados em proporcionar a melhor experiência para mães e bebês”.
A Unimed Piracicaba conta também com o serviço de Parto Adequado, desenvolvido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde.
E a linha de cuidados com a mãe não para. Após o nascimento do bebê, a Unimed Medicina Preventiva oferece suporte pelo Programa Aconchego, que avalia, acompanha e incentiva o aleitamento materno. Há, ainda, grupos de nutrição que atendem gestantes e bebês a partir de seis meses com o foco na introdução alimentar. “Nossas equipes orientam sobre técnicas de aleitamento, investigam dificuldades iniciais, estimulam e acompanham processos da amamentação, além de avaliar o desenvolvimento da criança por meio de controles antropométricos e orientação para a introdução alimentar oportuna no bebê”, finalizou Joussef.