Linkado com: Ivana Negri no Dia das Mães

Foto: Acervo da família

Sabe aquele ditado popular que diz que ser avó é ser mãe duas vezes? Então, é verdade esse bilhete! E como homenagem ao Dia das Mães, celebrado neste segundo domingo (9) de maio, a seção Linkado com traz a professora e escritora Ivana Negri, 66 anos, que além de amar ser avó, integra os grupos literários Clip (Centro Literário de Piracicaba), Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), APL (Academia Piracicabana de Letras) e IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). Ivana também fez parte, por muito tempo, da SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) e da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Confira a entrevista dessa linda vovó de cinco netas, que declara amar crianças, animais, escrever, ler, cozinhar pratos vegetarianos e fazer artesanato.

Qual é o significado na prática para o ditado que diz que ser avó é ser mãe duas vezes?

A avó primeiramente é mãe, por isso se diz que ser avó é ser mãe duplamente. Quando você se torna mãe, são inúmeras as responsabilidades, preocupações, encargos e inseguranças quanto ao futuro dos filhos. Já com netos, não existe essa preocupação de “criar”, e para os avós sobra a parte gostosa que é brincar, mimar, contar histórias, viajar com eles, dar presentes fora de época! Ser avó, principalmente quando os netinhos ainda são pequenos, é estar em estado de encantamento e tremendamente apaixonada por criaturinhas adoráveis e peraltas.  É como se os filhos, já crescidos e donos da própria vida, voltassem de repente a ser crianças.

 Que idade tinha quando nasceu sua primeira neta? Ainda se lembra do que sentiu com nascimento dela?

Eu fiquei avó aos 49 anos. E me lembro do nascimento de cada netinha, um sentimento intenso, indescritível! Um amor que nem dá para explicar. E minha filha teve gêmeas, que é uma experiência única e incrível. Há quem diga que avó é mãe com açúcar. E eu digo que ser avó é mesmo doce demais!

Quantos netas tem e como é seu relacionamento com elas? Ser avó escritora é uma vantagem a mais em relação a outras avós?

Tenho cinco netas: Mariana com 17, Talita com 15, Ana Clara com13 e as gêmeas Ana Laura e Ana Liz com 7 anos. Ser avó e ter o dom de escrever é um casamento perfeito, pois conseguimos traduzir em versos e prosas o amor que sentimos.

E como é a casa da avó e o tempo com os netos?

Na casa da avó sempre tem guloseimas e pode-se fazer de tudo, desde que não seja perigoso. Sempre tem colinho, doces e carinho de sobra. Na casa da vovó pode fazer bagunça, andar sem sapatos, assistir TV e dormir até mais tarde. A vida é maravilhosa, e quando menos esperamos, nos dá de presente os netos! Estabilizados no trabalho, já definidas as prioridades e a hierarquia de valores, é nesse momento que recebemos, como num passe de mágica, essas pessoinhas adoráveis, réplicas dos nossos filhos, que podemos curtir com a experiência que os anos nos conferiram, sem a preocupação com disciplinas rígidas e sem a escravidão dos ponteiros do relógio. E todo o amor que ficou represado, aquele estoque que não foi esgotado até o fim, por falta de tempo, pelo corre-corre da vida, ou mesmo por omissão, explode! E a gente vira criança, anda descalça, dança, canta, corre, pula, faz caretas, olha as estrelas, assiste desenhos animados, brinca de cavalinho e ninguém pode dizer nada, afinal somos avós! E aos avós tudo é permitido. Dar chocolate, sorvete, fugir dos horários e da tirania das regras. O papel da avó é muito importante no desenvolvimento da criança, fica para sempre aquela imagem carinhosa e tão cheia de doçura da nossa infância, que carregamos por toda a vida.

Qual o melhor presente para uma mãe? E para uma avó?

O melhor presente para uma mãe e avó, certamente é ver os filhos e netos com saúde e felizes.

Onde podemos encontrar mais sobre Ivana Negri?

Tenho vários Blogs com temáticas diferentes. Um Bloguinho Infantil direcionado às crianças, outro sobre Vegetarianismo, outro do Golp, com textos dos amigos e o Blog da Academia Piracicabana de Letras. Já escrevi livros de contos, de crônicas, 4 livros sobre as Lendas de Piracicaba para crianças, com o apoio do IHGP. Em parceria com a escritora/amiga Carmen Pilotto, lançamos no ano passado um livro bilíngue infantil. E temos planos para outros mais. Ser avó me incentivou a escrever para crianças.

HOMENAGEM

*Ser “vó”

Ivana Maria França de Negri

 

Amor que transborda

na taça da vida

 

A felicidade mora

no abraço apertado

no beijo melado

das crianças-canção

 

*Título

Ivana Maria França de Negri

 

Não quero ser nome de rua

Avenida ou escola

Nem ser patrona de nada

O título que mais me honra

Tem uma sílaba só

E soa tão bem aos ouvidos

Ser chamada de “vó!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima