Vereador Adriano Vitor propõe tarifa social na conta de água

A costureira Marili do Prado contou ao vereador que compromete 10% da renda com a conta de água – Foto: Daniella Oliveira

Empenhado em reduzir o valor da conta de água de centenas de famílias carentes do município de São Pedro, o vereador Adriano Vitor (PSDB) irá apresentar na Câmara Municipal nesta segunda-feira (10) uma indicação ao Poder Executivo que trata da implantação da Tarifa Residencial Social.

Com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), caso a medida seja aceita, pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) poderão ter até 50% de desconto na conta de água. A indicação do vereador atende à Resolução nº 251 da agência reguladora ARES-PCJ, normatizada desde maio de 2019.

“O objetivo é reduzir o valor da conta de água das famílias em situação de vulnerabilidade social. Após analisar o valor das contas de água e a renda de diversas famílias, percebi que a tarifa de água consome mais de 10% da renda dessas famílias”, justificou Adriano Vitor.

O parlamentar explicou que, além do cadastro no CADÚnico, é de competência exclusiva do Executivo estabelecer critérios para receber o benefícios e percentual de desconto mínimo e máximo para cada residência. “Já derrubei a cobrança por emissão de boleto do Saaesp, e agora quero implantar mais esse benefício para os moradores de São Pedro”.

Vereador Adriano Vitor com as aposentadas Vitória Gonçalves e Neusa Cordeiro de Oliveira – Foto: Daniella Oliveira

FAMÍLIAS – Moradoras do bairro Theodoro de Souza Barros (Terra Prometida), as aposentadas Vitória Gonçalves e Neusa Cordeiro de Oliveira contam que, só para pagar a conta da água, comprometem entre 10 a 15 por cento da renda familiar. “Eu moro com minha filha, genro e mais três crianças. O valor da conta é tão alto que cheguei a ligar no Saaesp achando que tinha vazamento, mas não tem”, contou Vitória.

Na casa da Neusa, que tem três pessoas, a tarifa social seria muito bem-vinda. “Essa pandemia mexeu demais com a nossa vida financeira. Se essa indicação do Adriano for aceita, com certeza trará um grande alivio neste momento, pois poderemos usar esse dinheiro para comprar alimento, remédio e outras coisas importantes”, ressaltou a aposentada.

Com a conta na mão, a costureira Marili do Prado, que divide a casa com mais uma pessoa, disse que compromete boa parte da sua renda mensal para pagar a água. “Ser autônoma é muito difícil porque não sabemos ao certo quanto vamos ganhar por mês. Só sei que essa conta aqui representa 10 por cento do que ganhei no mês passado. Espero que esse projeto seja feito pela Prefeitura”, declarou.

1 comentário em “Vereador Adriano Vitor propõe tarifa social na conta de água”

  1. Elisangela Barbosa dos santos

    Torço para que isso aconteça estou com câncer e está complicado com o valor da água luz e gaz está comprometendo uma boa parte do dinheiro ajudaria muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima