O Mito no Homem (I)

É inacreditável a força dos mitos. Celebridades têm suas vidas dissecadas pela mídia, o menor fato que lhes acontecem é supervalorizado como manchete muitas vezes de forma sensacionalista. Isso em troca de audiência que se reverte em lucro.

Há alguns anos o site uol publicou “Baterista do Red Hot Chili Peppers se fere no lábio enquanto se apresentava com a banda”. Imediatamente fui ver a notícia e vi três fotos, a maior com sangue escorrendo em seu lábio inferior. Não era nada demais, mas imediatamente refleti sobre o assunto.

Com tanta violência cotidiana, pessoas assassinadas inocentemente, morrendo de fome e frio, a notícia me fez lembrar José Serra que em plena campanha eleitoral uma bolinha de papel o colocou no foco das atenções. Hospital, tomografia, urgência, e foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.

Celebridades são mitos, seres imaginados num lugar onde não se imagina que humanos possam estar, inatingíveis.

O sensacionalismo é sobre a desgraça, a tragédia. A própria notícia termina com “O show não chegou a ser interrompido e o baterista parecia tranquilo durante o restante da apresentação”. Sou capaz de teorizar que ele sequer sentiu algo durante a apresentação, mas Rock in Rio era o assunto do momento e o músico é internacional, então…

 

___

“Penso que um excesso de decretos e de interditos prejudica a autoridade da lei. Podemos observá-lo: onde existem poucas proibições, estas são obedecidas; onde a cada passo se tropeça em coisas proibidas, sente-se rapidamente a tentação de infringi-las”. (Sigmund Freud)

 

 ___

É mais difícil uma pessoa acima de 60 anos conseguir um companheiro? Estou há muito tempo em um site de relacionamento e até agora nada. Seria pela idade? Até com os da mesma cidade está muito difícil. É por falta de companheiro ou pela procura das mulheres? Pode ser sincero.

 

Levando-se em conta a expectativa média do homem brasileiro, que está na faixa dos 70 e poucos, considere o seguinte:

  1. a) uma parcela considerável já está casada ou já viveu um ou dois casamentos e não quer mais compromisso sério;
  2. b) o homem vive menos que a mulher, por ser menos cuidadoso com sua saúde;
  3. c) o homem é mais estimulado cultural e historicamente a se envolver com mulheres mais jovens na terceira idade do que seu oposto (isso está em franca mudança!);
  4. d) as mulheres partiram para a conquista, antes exclusivamente masculina.

Há muitos outros fatores culturais e históricos em jogo nessa questão, assim como há estigmas sobre pessoas da terceira idade, embora pese menos sobre o homem que na mulher.

Por outro lado, como mulher vivida, você pode ter se tornada seletiva demais e não há homem que passe em sua peneira. Muitas questões não aparecem na sua pergunta, dificultando se chegar mais perto de alguma afirmação. Mas fica-me a certeza que sua idade tem um peso quando pensa em se envolver; independente da outra pessoa já se sentindo inferior. Ou estou enganado?

___

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook:fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima