Os vereadores que integram as comissões de Saúde e Promoção Social e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Piracicaba visitaram o Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), em Barueri (SP), nesta terça-feira (4). O objetivo foi conhecer o local para avaliar a possibilidade de estabelecer uma unidade semelhante em Piracicaba.
Da Comissão de Saúde, estiveram no encontro os vereadores Wagner Alexandre de Oliveira (Cidadania), que a preside, e o relator Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL). Além deles, participou o vereador Gustavo Pompeu (Avante), que é relator da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Em Barueri, eles se reuniram com uma comitiva da área da saúde da prefeitura.
De acordo com Cássio Fala Pira, a aquisição seria benéfica para o município, diante da demanda de exames da população piracicabana. O CDI, inaugurado em setembro de 2019, tem equipe composta por gestor presidente, diretor financeiro, arquiteta, engenheira clínica, entre outros profissionais, que atendem a demanda de pacientes que precisam realizar exames de imagens ou laborais.
O CDI realizava mensalmente, no início do contrato, 52 mil exames de imagens e 407 mil de laboratório. Atualmente, o Centro atua com um número reduzido de exames, devido à pandemia da Covid-19, com média de 31 mil exames de imagens e 360 mil laboratoriais, a um custo mensal de R$ 6.900 reais. Barueri tem população estimada em 276.982 mil habitantes (dados de 2.000, do IBGE).
Segundo Cássio Fala Pira, o CDI conta com espaço amplo, equipamentos de alta tecnologia e atendimento privilegiado, estruturado para receber uma demanda de quase 1.000 pessoas, que passam todos os dias pelo local.