Caldeirão Político

CUIDADO

O cuidado com o prédio público é dever, assim como o bom acolhimento aos munícipes. Quanto aos pneus, ora, os pneus… não se estragam em quatro meses. E, por falar em respeito, os contratos antes inexistentes da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) começam a ser liberados, inclusive, o dos pneus.

 

RODRIGO

Candidatíssimo ao Governo do Estado de São Paulo (pelo jeito, vai para o PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia — que nasceu na mesma cidade em que nasceu o prefeito José Machado (PT), Tanabi, região de São José do Rio Preto — vem hoje a Piracicaba para a audiência pública da Região Metropolitana de Piracicaba

 

CARTINHA

Esse já idoso e cansado Capiau recebeu uma carta de um amigo puxando a orelha do ancião. Resolveu, então, fazer o registro, mesmo discordando, mas o democrático prevalece. O amigo pediu para que a coluna pare de falar em 200 dias de prazo para o prefeito Luciano Almeida (DEM). Ele acredita que serão necessários mais de 300 para ele dar retorno às demandas da cidade. Mas 200 dias estão bons, amigo, como diria Alceu Marozi Righetto.

 

SEMDETTUR

A Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), mesmo sem a aprovação da Câmara de Vereadores, já usa o novo nome e sigla Semdettur. Isso não prejudica, é o caminho que a Administração Municipal alinhou.

 

SUPEROU

Se tem uma situação que a atual gestão foi mais eficaz é no aumento das mortes por Covid-19, mais que dobraram em apenas cinco meses. Sim, mas não é culpa da Administração local. Isso é mundial, lamentavelmente.

 

CÂNCER

O folclore político é tão maldoso, e o Capiau não gosta disso, que já se criou, entre os opositores e derrotados pelo prefeito do DEM, que Luciano Almeida é “aliado do câncer”, por não ter passado os R$ 700 mil ao Hospital Ilumina. Não é por esse caminho que se faz folclore…

 

TEORIA

Algo muito enigmático tem ocorrido no site da Dívida Ativa, há quase cinco meses não funciona corretamente e quem busca acesso, infelizmente, tem dificuldades. É problema técnico, com certeza, e não político, adverte o Capiau.

 

COMEMORANDO

Esse “bug” na Dívida Ativa tem animado algumas famílias da cidade, com dívidas milionárias e impagáveis, que seria ótimo zerar tudo… Isso é mais comentário de quem perdeu as eleições para o prefeito Luciano Almeida (DEM).

 

ATIVA?

Não vai demorar muito que vereadores cumprirão com o papel de cobrar, diretamente, o prefeito Luciano Almeida por essa informação. Aliás, hoje a preocupação de todos que estão na política é com a Lei de Acesso à Informação.

 

ÁUDIO

Em áudio que circula nas redes sociais, o secretário de Educação, condenado por estelionato, afirma que não deixará o cargo. O Capiau entende que esse tema é, em síntese, para ser tratado entre o prefeito Luciano e o professor João Marcos. E nada mais.

 

CULTURA

A surpresa com a falta de informação — e lógica? — da Secretaria de Cultura de Piracicaba tem assustado pessoas da área. A ideia é levar a Pinacoteca para o Engenho. E o planejamento, professor Adolpho Queiroz? Dias desses, o prefeito Luciano foi conhecer o acervo; Adolpho já conhecia bem pelo tempo de jornal que tem na cidade.

 

DENGUE

Uma moradora alertou, através do 156, sobre a dengue no seu bairro; recebeu como resposta que ela tem que descobrir os focos e informar a Prefeitura. O Capiau vai descobrir, com tempo, quem é essa moradora, para informar a dedicada chefe de gabinete do prefeito, Daniela Antonia Leite Ferraz Molina. A preocupação é com explosão de casos.

 

SANGUE

Diante de um país que multiplica mortes, com mais de 410 mil vidas perdidas, o que se espera é indignação e “sangue nos olhos”. O Brasil hoje tem muita pressa. A CPI do genocídio precisa apontar saídas com a urgência de quem está na UTI. É disso que se trata. Teremos saída?

 

COMÉDIA I

O diretor do Engenho Central, o sargento Antonio Padovan – indicado pelo PL, de Laércio Trevisan Jr – aparece em um vídeo do deputado estadual Arthur do Val (Patriota), também conhecido como “Mamãe Falei”, gravado nas últimas manifestações em defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Padovan aparece gritando: “comédia, comédia, comédia”, em represália à presença do deputado.

 

COMÉDIA II

Na sequencia do vídeo intitulado Questionei o Gado – Saí de Viatura (Parte II), Padovan aparece novamente junto a um grupo que hostiliza o deputado Arthur do Val, forçando-o a deixar a manifestação. Por conta da gritaria generalizada não é possível compreender o que dizem os bolsonaristas que tentam frustrar a gravação. Usando máscara de forma irregular (sem tapar o nariz), Padova grita: “Fora, seu m…!”.

 

COMÉDIA III

Para quem não conhece, ou não se lembra, Mamãe Falei se tornou conhecido nas redes sociais por fazer vídeos em eventos de políticos criticados pelo MBL (Movimento Brasil Livre), agrupamento que faz parte. Um dos mais famosos é quando ele levou um “pescotapa” (sem grandes gravidades, note-se) do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Bolsonarista arrependido, Arthur do Val é, hoje, crítico do presidente.

 

COMÉDIA IV

No dia seguinte à publicação do Mamãe Falei, sargento Padovan gravou um vídeo em sua rede social intitulado “Recado ao comédia”, criticando a postura do deputado que, segundo ele, editou as gravações na manifestações para passar uma versão errada dos fatos. “Eu sei que hoje você é deputado estadual graças ao Bolsonaro, mas você, hoje, está sendo muito covarde”, disparou, e acusou Arthur do Val de ir a um espaço “sabendo que não era dele” e que ele “provocou os manifestantes”.

 

CRITICADO

O prefeito Luciano Almeida (DEM) está sendo criticado em sua rede social no post onde divulga a ida, quarta-feira (5), na Base de Radiopatrulha Área de Piracicaba (BRPAE), onde ficam os helicópteros Águia da PM. “Visita o Semae, procura saber o porquê a falta de água todos os dias na maioria dos bairros da cidade” e “Precisa visitar as comunidades carentes e ver como vivem o pagadores de impostos” foram alguns dos apontamentos feitos na publicação do chefe do Executivo.

 

DOBRADINHA I

Atribuída ao maestro Tom Jobim, a frase “o Brasil não é para principiantes” permeia os debates atuais, sempre calorosos, sobre a política nacional. O mesmo pode ser dito à dobradinha, em Piracicaba, que está reunindo rivais históricos, tucanos e petistas, contrários ao projeto, ainda embrionário, de mudança da Pinacoteca Municipal do atual prédio na região central para o Engenho Central.

 

DOBRADINHA II

Rai de Almeida (PT) e Pedro Kawai (PSDB) entregaram, na manhã desta quinta-feira (6), um manifesto assinado por cerca de 90 artistas da cidade solicitando à Administração Municipal um diálogo mais efetivo com a classe antes de tomar uma decisão que teria um grande impacto para os produtores de cultural locais. Unidos, Rai e Kawai foram porta-vozes de uma causa justa, sem dúvida, mas que demonstra que a política (e a Política) vão além dos embates que estimulam polarizações.

 

DOBRADINHA III

Petista histórica, Rai não perdeu a chance de também cutucar a administração tucana do ex-prefeito Barjas Negri. “Vale ressaltar que em 16 nos, a gestão anterior não se preocupou em catalogar as mais de 900 obras do acervo da Pinacoteca Municipal”, disse a parlamento, com o seu tradicional estilo de ser aguerrida. O Capiau, velho e cansado, lembra de outro dito popular: “Velhos hábitos nunca mudam.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima