HFC Saúde recebe projeto que humaniza o atendimento durante a pandemia

Colaboradora do HFC Saúde fazendo o crachá humanizado – Crédito: Divulgação

A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é uma ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares. Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, a ONG ImageMagica realiza o projeto Conexões do Cuidar no HFC Saúde em Piracicaba, entre os dias 3 e 14 de maio.

“Humanizar é um dos nossos compromissos, por isso recebemos de portas abertas a ONG ImageMagica, com o projeto Conexões do Cuidar, que traz alegria, esperança e torna o ambiente hospitalar mais leve. Os profissionais da saúde, pacientes e familiares se envolvem e se divertem, mesmo em um momento tão delicado”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.
O projeto, que acontece durante duas semanas, propõe atividades de humanização para o trabalho dos profissionais de saúde da instituição.
CRACHÁS HUMANIZADOS

Pensando na conexão tão necessária entre o profissional de saúde e o paciente, que durante a pandemia ficou prejudicada por conta de toda a paramentação dos EPI’s, o projeto também realiza a produção de crachás de identificação para os colaboradores do hospital: a ideia é convidá-los para serem fotografados antes de se paramentarem. A atividade também possibilita incluir uma mensagem de motivação para ser impressa junto ao crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações. Os crachás são plastificados para serem higienizados individualmente. “Trouxemos a fotografia dentro do contexto hospitalar, o crachá humanizado tem a proposta de trazer o sorriso de forma acolhedora”, disse a educadora da ONG ImageMágica, Beatriz Hoffman.
OFICINA FOTOGRÁFICA 

Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com colaboradores do hospital. Nestes encontros, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, na qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos. “Queremos trazer leveza para os profissionais. É uma reflexão sobre o cuidar, sobre o que motiva o profissional da saúde a vir trabalhar no hospital, mesmo em uma pandemia”, explicou a educadora da ONG ImageMágica, Fernanda Gehrke.
Vale ressaltar que durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
Há 11 anos trabalhando no HFC Saúde, a Técnica de Enfermagem, Jamile Marcelino disse que a frase que vai ficar estampada no seu crachá humanizado é Fé para Todos os Dias. “Escolhi essa frase, para que todos os dias a gente venha trabalhar com fé e façamos sempre o melhor para o paciente, afinal assim, a gente faz o melhor para gente mesmo”, disse ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima