Caldeirão Político

CENTRALIZAR — I
Centralizar a aplicação da vacina contra a Covir-19 no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas é, parece, um contrassenso. Além das filas enormes, fazer com que idosos da Zona Norte, por exemplo, desloquem-se até a área central, é colocar esses cidadãos e cidadãs em risco, e sem necessidade.

 

CENTRALIZAR — II
Como não há projetos esportivos em curso na cidade, devido à pandemia, a Prefeitura poderia utilizar pelo menos outros cinco ginásios de esportes para a mesma finalidade: Ginásio Municipal de Esportes do Bairro Jaraguá Dirceu de Toledo, do bairro Vila Rezende Felício Maluf, do bairro Santa Teresinha Waldemar Giusti, do bairro Parque Presoto Prof. José Carlos Callado Hebling e o Ginásio Poliesportivo da Paulicéia. Recado ao Filemon — Filemon, Filemon —, com abraço do Capiau.

 

EDUCAÇÃO
Várias manifestações a este Capiau de elogio ao artigo do professor Charles Ponciano sobre educação no Município de Piracicaba, especialmente pelas críticas ao professor João Marcos Thomaziello. E fazem lembrar, na opinião de vários profissionais da área, que “a Secretaria da Educação, uma das mais importantes, só foi secretariada por pessoas com formação acima da média”. Tenha paciência, prefeito Luciano Almeida. Eis o recado, apesar de que O Capiau pensa em 200 dias para analisar as ações do novo chefe do Executivo.

 

ESQUERDA
Rai de Almeida (PT) e Pedro Kawai (PSDB) foram, como edis, a uma reunião com o secretário da Semac, Adolpho Queiroz, para discutir a questão da mudança da Pinacoteca para o Engenho Central. A reunião foi na sala do titular da pasta e, quando todos entraram, ficou aquela situação em que ninguém sabe o lugar para se sentar, por conta da Covid. E Rai disparou: “Eu só sento à esquerda!” E, na esquerda, ela se sentou.

 

BOLSONARISMO
O bolsonarismo tem buscado se reposicionar, reativando a velha estratégia de produção de fake news e pós-verdades, a partir do gabinete do ódio. Resta saber se as instituições terão agora a mesma complacência de antes, quando valia tudo para derrotar o PT e o projeto democrático. E, agora, seu ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello já “correu” de convocação da CPI da Covid.

 

PLATEIA
A política de saúde do Governo do Estado de São Paulo sempre foi na direção de jogar para a plateia. Enquanto falava em vacinas, atuava nos bastidores para desmontar as instituições de pesquisa, cortando verbas. Nunca assumiu, com coerência, a aplicação das medidas de contenção da pandemia. E o governador Dória mira o Palácio do Planalto!

 

REUNIÃO
O vereador Cássio Luiz, o Cássio do Fala Pira (PL), reuniu-se com o prefeito Luciano Almeida (Democratas), dia 28, para discutir “projetos para o município” e “planos para o enfrentamento à pandemia”. Do encontro, o parlamentar destacou que o chefe do Executivo mantém o pedido para que “cada um faça sua parte”, já que existe a previsão de uma “nova onda” da Covid-19. É mole?

 

PRÉ-CANDIDATO — I
Vereador do Podemos, em seu terceiro mandato (foram 3.627 votos em 2020), o advogado Paulo Campos já se declarou pré-candidato a deputado federal. As razões do parlamentar são várias, primeiro de que na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a cidade é “bem representada” com três deputados, Alex de Madureira, Maria Izabel Noronha, a Professora Bebel, e Roberto Morais.

 

PRÉ-CANDIDATO — II
Outra justificativa de Campos para a pré-candidatura — que tem apoio do presidente do partido na cidade, Reinaldo Pousa — é que a população acaba votando em “candidatos que nada têm a ver com a nossa realidade”, enfatizou, ao lembrar do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que obteve 23 mil votos na cidade, e da deputada Joice Hasselmann, com cerca de 20 mil votos em Piracicaba. “Levaram os votos embora e nenhuma emenda para a cidade”, disparou. Será que voltam a pedir votos aqui em 2022?

 

SINERGIA? — I
Desde as declarações do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), de que faltava “sinergia” entre os poderes Executivo e Legislativo de Piracicaba, e assim escancararam feridas na relação com a gestão do prefeito Luciano Almeida (DEM), existe, claramente, um movimento de “abafa” da situação que tem deixado os parlamentares irritados. A busca continua sendo pela sinergia.

 

SINERGIA? — II
As declarações dos vereadores Josef Borges (Solidariedade) e Zezinho Pereira (DEM), líder de Governo, na reunião extraordinária da Câmara do último dia 29 demonstram que há conversa para tentar estabelecer sinergia na relação. “Estive conversando com algumas secretarias e é visível o empenho para atender às demandas nesta fase tão complexa e desafiadora. Tenho absoluta certeza de que sairemos fortalecidos”, destacou Josef.

 

SINERGIA? — III
Zezinho Pereira foi ainda mais enfático. “Eu tenho falado com grande parte dos nobres pares, de fazer um trabalho de base boa do governo Luciano. Tem caminhado muito bem. Como nós falamos, eu falei com o Luciano, fica a critério do senhor, para o início do mês que vem, fazer uma data e convidar todos os vereadores, para conversar, fica a critério de vossa excelência, o senhor me avisa e aos demais vereadores”, reforçou. A reunião já está agendada para dia 18 próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima