Biblioteca e Museu têm programação especial neste sábado

Museu Gustavo Teixeira ganhou novas salas e interatividadeFotos: Pedro Gil/Prefeitura de São Pedro

A Biblioteca Gustavo Teixeira será reaberta neste sábado, dia 8 de maio. Reformulado, o espaço ganhou mudanças físicas e estruturais. A pintura da fachada nas cores branca e azul representa um resgate histórico do prédio construído na década de 70. Foram adquiridos novos títulos, de acordo com pesquisas realizadas com leitores, criada uma sala de pesquisa, equipada com computadores e acesso a internet, além de espaços  como o redário e o jardim literário, espaços que serão utilizados de acordo com as recomendações sanitárias. Outra mudança que já faz sucesso com o público é a decoração: adesivos colados nas escadas com títulos clássicos são um convite a fotografias.

“O objetivo das mudanças é fazer o resgate histórico, incentivar a leitura e as pesquisas e trazer o público à Biblioteca”, destaca o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.  Há ainda outras ações já programadas para o espaço que tem um acervo de mais de 25 mil títulos: aquisição de móveis e realização de rodas de conversa e mesa-redonda sobre livros. Um deles está marcado para o dia 20 de maio, sobre o livro “A Carruagem Alada”, de Maria de Lourdes Teixeira. Por conta da pandemia, serão disponibilizadas apenas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas somente pelo link   https://docs.google.com/…/1FAIpQLSenl2…/viewform

No dia da reabertura, o espaço localizado entre a Biblioteca e o Museu Gustavo Teixeira, que recebeu o nome de jardim cultural, terá atrações como a exposição de uma obra do artista plástico Lajur –  um cachorro de pelúcia de oito metros  – e uma feira do livro, com exemplares usados, discos de vinil, CDs e DVDs.

NOVO ESPAÇO – No Museu Gustavo Teixeira,outro espaço do município que passou por reformulações,  também no sábado, dia 8, será inaugurada uma loja de presentes para os visitantes. O local vai disponibilizar para venda o trabalho de alguns artesãos selecionados e souvenirs do Museu.

“Teremos a inauguração de uma sala piloto, completamente nova, que vai contar com interatividade. Para a visita ao Museu ficar mais dinâmica, faremos a experiência de colocar nessa sala um QR Code que dará acesso a um vídeo explicativo. Nesse espaço também vamos usar  o olfato e a audição para aguçar os sentidos dos visitantes e tornar a visita mais interessante”, conta o coordenador de Cultura.

De acordo com a atual classificação do Plano São Paulo, o setor cultural pode realizar atividades com até 25% da capacidade. O Museu e a Biblioteca se enquadram nesta categoria e por isso podem realizar atividades presenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima