A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, integrado por Jhoão Scarpa e Pablo Carajol, esteve na Escola Estadual “Professor João Alves de Almeida”, no distrito de Tanquinho, e, em conversa com o diretor da unidade, constatou a necessidade de serem realizadas obras de ampliação para que o Programa de Ensino Integral, do governo estadual, iniciado em janeiro deste ano, seja devidamente implementado para os 127 alunos matriculados.
Silvia Morales e Pablo Carajol conversaram com o diretor Thiago Tavares e o professor Júlio Leme, além de outros funcionários da escola, que mostraram os espaços que podem abrigar novas salas. “São precisas mais três salas multiuso, para biblioteca, laboratório de ciências e informática.”
A escola estadual de Tanquinho tem cerca de 35% de alunos matriculados que são do próprio distrito; todo o restante são crianças e adolescentes que residem em áreas rurais localizadas no entorno. Com a implementação do Programa de Ensino Integral, os espaços físicos não são suficientes para que todo o programa de aulas e atividades complementares seja de fato executado. Um exemplo é a biblioteca, que atualmente está no corredor da escola, no meio da passagem dos alunos.
A direção da unidade informou que já houve pedidos de autorização junto à Diretoria Regional de Ensino para que sejam feitas reformas e obras na escola; no entanto, até o momento, não houve respostas.
Pablo Carajol também pontou que a escola pode receber oficinas com artistas que estão executando projetos por meio da Lei Aldir Blanc. “A arte e a música devem estar sempre presentes na vida e na formação de todos os alunos”, comentou.