No mês de março, o grupo de ensino Residência Pedagógica Biologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), finalizou o módulo 1 do curso “Covid 19 para alunos do Ensino Médio”.
A atividade foi realizada com estudantes da Escola Professor José de Mello Moraes e o projeto está vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e Licenciatura em Ciências Biológicas da Esalq. A iniciativa envolveu alunos do curso de Ciências Biológicas da Esalq que, realizam em paralelo a Licenciatura.
Coordenado pelas docentes Vânia Galindo Massabni e Rosebelly Nunes Marques, a proposta do curso é que os licenciandos em Ciências Biológicas da Esalq participem do processo de ensinar e aprender das escolas, colaborando no planejamento de aulas e atividades com a participação de uma professora preceptora, que acolhe e participa dos estágios deste grupo.
O curso iniciou-se em outubro de 2020 contendo 3 módulos de 6 meses. O término está previsto para março de 2022. No módulo 1, foi abordado a temática do Covid-19 e, justamente pelo agravamento da doença no país, não foi possível realizar as aulas presenciais. “A medida adotada foi deixar as aulas gravadas previamente, sendo disponibilizadas no Google Classroom para os inscritos, assim como exercícios, incluindo alguns de ENEM e Vestibulares”, explica a professora Vânia.
Durante as aulas, os alunos propuseram uma reflexão sobre a saúde para além dos aspectos biológicos, discutindo como conviver com família e amigos nesta pandemia, o que tem gerado más condições de acesso à alimentação, às vacinas e ao descanso necessário para a manutenção da saúde, entre outros aspectos sociais e emocionais envolvidos na Covid-19. “As demais aulas trataram sobre temas escolhidos como fundamentais pelo grupo Residência, sendo abordados de forma leve”, complementa a docente da Esalq.
O aluno Marcos Guilherme Martins de Oliveira, integrante do Residência Pedagógica desde outubro/2020, destacou a experiência que o curso proporcionou: “Foi uma satisfação tremenda participar, uma vez que consegui aprimorar a minha atuação docente e ainda exercer o meu papel como cidadão, compartilhando informações importantes como o uso de máscaras e a importância das vacinas e da vacinação. O curso permitiu a estes estudantes secundaristas acessarem informações importantes relacionadas à Covid-19 e também participar ativamente de discussões sobre o assunto, algo que espero que compartilhem com seus familiares, amigos e vizinhos, impactando a sua comunidade “.
A docente Vânia Galindo Massabni também avaliou a realização do projeto: “O Residência Pedagógica tem uma proposta de imersão na realidade educativa sem igual e que tem permitido aos nossos alunos conviverem de perto com as dificuldades e possibilidades de educar na realidade da escola pública. Segundo a docente, o projeto tem inspiração no projeto Residência Médica, com a ideia de vivência em um ambiente que será o da vida profissional, no caso, a escola ao invés do hospital. “Oferecemos ainda a possibilidade de contar, na Licenciatura, como atividade de estágio obrigatório, o que é muito bom para valorizar este espaço formativo e ainda contar com uma bolsa para melhor envolver-se”.