E lá se vão 50 anos da Escola José Martins de Toledo

William Rodrigues da Silva

 

É com muito carinho que estamos escrevendo estas pequenas linhas para rendermos graças pelo Jubileu Áureo de Ouro da instalação e inauguração da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo no bairro distrital de Ártemis na cidade de Piracicaba. Para todos nós que somos verdadeiros sacerdotes da educação é um momento ímpar de muita honra poder fazer parte destas comemorações jubilar.

Ártemis ou Artêmis, antigamente fora chamada de Pôrto de João Alfredo, era mantida é um dos mais antigos núcleos rurais do município. Pôrto Pluvial, por onde vinham as madeiras das matas distantes, ficou conhecido como um dos mais perigosos focos da maleita. O referido bairro fora criado em 30 de novembro de 1944, durante muito tempo foi um bairro movimentado por vários trabalhos de comércio de madeiras sendo realizados ou passados por ali, pois havia uma providente estação ferroviária da Fepasa ou Sorocabana até meados de 1971. Rarefeito o comércio de madeiras, poucas famílias ali se mantiveram. Em agosto de 1971, a ferrovia daquela localidade foi totalmente desativada e extinta, restando assim poucos heróis morando neste local de sossego e de muita amizade e amor envolvido entre os pares.

São boas as lembranças deste nosso bairro, desde a chegada e instalação das famílias Corrente, Aristides Bereta e Cedenese nestas terras até os dias de hoje, são famílias e pessoas tão queridas que estão nas memórias de muitas famílias que vivem lá até os dias de hoje. Lembremos de outrora do benevolente sr. Fioravante Cenedese e sua mulher, d. Deolinda Elias Cenedese, que foram representados pela filha d. Celeste Cenedese e seu esposo sr. Vitorino Bréglia. Este generoso casal (D. Celeste e sr. Vitorino), esclarecidos e com uma visão holística para que o bairro não fosse apagado, nunca cobrou do poder público municipal e estadual o aluguel do prédio onde funcionava a escola.

Em um belíssimo prédio, foi inaugurado no bairro em 01 de agosto de 1971, iniciávamos uma nova etapa com cara nova, era a Escola Estadual Professor Jo´se Martins de Toledo, dia este de muita importância para a nossa cidade e principalmente para o bairro, pois, Piracicaba jubilava-se pelas comemorações e festividades de 200 anos de fundação da cidade de Piracicaba e o bairro com uma escola direcionada para um aprendizado mais afinco e de uma parcimônia ímpar.

A nossa escola foi inaugurada às 15h30 com a ilustre presença do prefeito municipal de Piracicaba da época, sr. Cássio Paschoal Padovani, Coronel Rubens Resstel, representante do governador do estado de São Paulo e demais autoridades civis, militares, religiosa e do magistério piracicabano e da escola local.

A diretora da escola, professora Maria Dalva Pretti Bragion, de saudosa memória, fora a encarregada de preparar com muito amor e carinho todo o cerimonial da inauguração, todos os protocolos dignos de uma solenidade, sendo que compôs-se a mesa naquela ocasião memorável, pessoas honrosas e distintas, tais quais: dr. Plínio Alves de Moraes, professor Benedito Paes Silvado e professor Aracy Moraes Terra (delegados de Ensino), frei Guilherme de Limeira, frei capuccinho que atendia sacramentalmente o bairro e com muito entusiasmo benzeu toda a escola, Lazaro Pinto Sampaio, Tenente Alfredo Mansur (delegado militar), Vitorino Bréglia (doador do terreno da escola) e demais coordenadores municipais: Lazaro Capelari, Manoel Lopes Alarcon, Francisco Antonio Cesta Neto e irmã Jocely Stolf.

 

E nossa escola leva com muito amor e carinho o nome do professor José Martins de Toledo, mas quem fora o referido preclaro mentor pedagógico?

José Martins de Toledo fora um piracicabano nascido em 02 de novembro de 1884 e faleceu em 15 de julho de 1945 e durante toda sua vida teve apenas um foco: estudar, estudar e mostrar que a educação é o bem mais precioso que o ser humano pode adquirir, pois, pode-se tirar tudo de nós, exceto o conhecimento, principalmente o que nos é repassado para através dos ensinamentos dos mestres e mestras dentro do ambiente escolar. Nosso preclaro professor teve como sólio pontifício durante 32 anos como diretor e gestor no Grupo Escolar “Moraes Barros”

Vamos comemorar com muito júbilo e carinho as festividades de nossa escola e de nosso bairro com assaz diáfana frugal!

Sendo assim, peço encarecidamente que, se você tiver algum relato, fotos ou algo que possa nos ajudar para engrandecer nossas festividades sobre a vida da escola e/ou do bairro, entre em contato comigo através do e-mail [email protected] ou pelo fone da nossa Escola José Martins de Toledo (19) 3438-1271.

_____

William Rodrigues da Silva, professor em Filosofia na Escola José Martins de Toledo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima