Caldeirão Político

BOLSA DO POVO — I
Em suas redes sociais, a deputada estadual Professora Bebel (PT) diz que, de maneira inconstitucional, foi aprovado na Alesp o programa “Bolsa do Povo”, proposto pelo governador João Doria, que tira verba da educação, que já é deficitária. Para ela, o valor que pretendem repassar às famílias, em estado de vulnerabilidade, não é suficiente para amenizar a fome neste momento de pandemia.

 

BOLSA DO POVO — II
Além disso, a deputada estadual Professora Bebel (PT) é enfática ao afirmar que “não se pode tirar dinheiro de manutenção e desenvolvimento do ensino da educação para programas suplementares!” Difícil entender aonde o governador João Dória (PSDB) quer chegar.

 

CENSURA?
Quem acompanhou o noticiário da Educativa FM, na manhã de quarta (5), percebeu que a jornalista Rosiley Lourenço, quando apresentou as notícias de primeira página dos três diários locais, acabou dando apenas parte das notícias de A Tribuna Piracicabana, cortando a que trazia a posição da deputada Professora Bebel sobre a difícil situação enfrentada pelos alunos da rede pública de ensino que não têm computadores para poderem acompanhar as aulas on-line. Falhas acontecem…

TIRO NO PÉ
Nos bastidores da política, não são poucos os comentários de quanto Piracicaba está perdendo em recursos com a saída do ex-prefeito da cidade, Barjas Negri, do governo estadual. É que Barjas, quando ocupou cargos tanto no governo estadual como federal, sempre teve uma atenção especial para com Piracicaba.

 

DE SAÍDA
Diante da decisão judicial, que determinou serem irregulares os cargos em comissão dos diretores da Câmara de Vereadores, é dada como certa que, nos próximos dias, o presidente da Casa, Gilmar Rotta (CID), terá que dispensar os profissionais que ocupam a direção dos departamentos. Ou extinção? Pelo menos um dos diretores, Felipe Marchiori, da TV, nos corredores do Edifício Prudente de Morais, já falava em exoneração, ontem. É aguardar.

 

FOGO AMIGO — I
Como já adiantado por esse Capiau, idoso e cansado, o MCCP (Movimento Contra a Corrupção de Piracicaba), liderado por Walter Koch, apresentou a condenação, por estelionato, do secretário municipal de Educação, João Marcos Thomaziello. Ele foi acusado de ter feito compra em uma loja de material de construção, em nome de uma imobiliária, mas sem autorização, o que configurou crime de estelionato.

 

FOGO AMIGO — II
De acordo com Koch, e com a oposição que agora pressiona o prefeito Luciano Almeida (DEM), a condenação impede a nomeação de Thomaziello ao cargo público de indicação do chefe do Executivo. A base da afirmação é a Lei Municipal 8865/2018, que, sancionada pelo ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), é resultado de uma proposta apresentada pelo vereador Paulo Campos (Podemos) no projeto de lei 19/2017.

 

FOGO AMIGO — III
O Siave (Sistema de Informação aos Vereadores) do site da Câmara Municipal informa que, durante a tramitação da propositura, que deu entrada na Casa em 20 de fevereiro de 2017, a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) deu parecer contrário ao PL e, ainda, à emenda 01 feita ao texto. As duas observações do colegiado foram derrubadas em plenário e a propositura foi aprovada.

 

FOGO AMIGO — IV
A Ficha Limpa Municipal veda a nomeação para cargos em comissão, no âmbito do Executivo, Legislativo e autarquias, de pessoas que tenham sido condenadas, em decisão transitada em julgada ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, por crimes, entre outros, contra fé pública e patrimônio privado.

 

FOGO AMIGO — V
Por ser réu primário, Thomaziello teve pena restritiva de direito, com indenização no valor de três salários mínimos a entidade assistencial, assim como o pagamento de multa no valor de 10 dias-multa. Embora o caso tenha ocorrido em 2009, a condenação saiu somente em 2017, portanto, dentro do prazo de vigência estabelecido pela Ficha Limpa Municipal. Em resposta à imprensa, a Prefeitura disse que irá apurar “as denúncias envolvendo o secretário”.

 

FOGO AMIGO — VI
O “fogo amigo”, neste caso, fica por conta de que a suspeição de Thomaziello, e todo o problema político criado por este fato, está configurada em proposta de lei apresentada por Campos que é aliado ao prefeito Luciano Almeida, muito embora nos últimos meses já tenha expressado diferenças com o chefe do Executivo. Como diz piada comum pelas redes sociais: “a Terra plana não dá voltas, ela capota”.

 

BOFETE
O deputado Alex de Madureira (PSD) informa que tem mantido amplo trabalho com o prefeito Claudécio José Ebúrneo, o Torão (PSD), de Bofete, e já foram encaminhadas para o município várias verbas através de emendas parlamentares. Ótimo.

 

EDUCAÇÃO
A pergunta, desde segunda-feira, deve ser dirigida ao prefeito Luciano Almeida (DEM): há vaga para secretário de Educação do Município de Piracicaba? Com a pergunta, vem a hipótese: será titular da pasta o vice-prefeito Gabriel Ferrato (DEM), experiente na área.

 

ILUMINA
Quanto ao Hospital Ilumina, há informação que uma comitiva de Piracicaba esteve em Barueri, como anunciou ontem este Capiau. As autoridades piracicabanas visitaram instalações da área da saúde em Barueri. Estariam buscando OSs (Organizações Sociais) de outros municípios para cuidar da saúde em Piracicaba? Muitas são as alternativas.

 

FAGUNDINHO
O empresário Luiz Antonio Lopes Fagundes, o Fagundinho, que foi engenheiro da construção do Hospital Ilumina, e é membro do Conselho Fiscal, informa que a entidade está reduzindo suas atividades em 40%. E aguarda o que fará o prefeito Luciano Almeida (DEM) em relação à verba de emendas parlamentares.

 

VISITA
Com a visita a Barueri, a Comissão formada pela Câmara Municipal não teve trabalhos na terça (4). Seria uma audiência com a médica Adriana Brasil, do Hospital Ilumina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima