STF proibe trabalho insalubre para gestantes

Frederico Alberto Blaauw

 

A Lei 13.467/17, a chamada Lei da Reforma Trabalhista, em seu artigo 394-A, previa a possibilidade de trabalhadoras grávidas e lactantes desempenharem atividades insalubres.

Essa foi uma das novidades da Reforma Trabalhista que provocou mais reação, junto aos sindicatos obreiros. O artigo 394-A estipulava que as mulheres só seriam afastadas do trabalho insalubre se apresentassem atestado médico, com essa recomendação.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, volta a valer a norma anterior à Reforma Trabalhista, certo que veda o trabalho de gestantes e lactantes, em locais insalubres – sem necessidade de atestado médico.

O STF analisou a matéria, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade, apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. O STF entendeu que a nova regra feria direitos garantidos pela Constituição Federal, dentre eles o direito à maternidade, à saúde e às condições de trabalho dignas.

Quem tratou da questão foi o Ministro Alexandre de Moraes, que enfatizou não pode a maternidade ser causa de discriminação no trabalho, devendo as mulheres grávidas serem realocadas para outra função, que não ofereça riscos. Anteriormente, já havia o Ministro suspenso a norma em questão, aprovada agora pelo plenário, com um único voto contrário.

Para advogados estudiosos da questão, o texto da Reforma Trabalhista, da forma como estava, representava retrocesso ao direito das mulheres, à maternidade e à lactação.

Nas justificativas do projeto, que deu origem à Reforma Trabalhista, justificou-se a possibilidade de trabalho da mulher, em locais insalubres, para se proteger o mercado de trabalho feminino, pois a condição de ser mulher estaria causando restrições e discriminações indiretas, nas relações de trabalho.

Pela decisão do Supremo, o dispositivo, agora revogado, acabou conflitando com a própria CLT, sobre ferir direitos garantidos pela Constituição.

Na redação anterior do artigo 394-A, não fazia o legislador diferenciação entre gestante e lactante, ambas não podiam trabalhar em local insalubre. Na redação atual, só a gestante tem direito a não trabalhar em local insalubre; a lactante só terá esse direito se apresentar atestado médico, do sistema público ou privado.

___

Frederico Alberto Blaauw é mestre em Direito Comercial, advogado e consultor de empresas, professor de Direito Empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima