O vereador Pedro Kawai (PSDB) quer saber como é feita a limpeza das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele é autor do requerimento 436/2021, aprovado em caráter de urgência nesta quinta-feira (29), na 11ª reunião extraordinária.
Kawai diz que a imprensa local trouxe uma notícia de que o trabalho de limpeza estaria sendo realizado por profissionais da saúde e motoristas. Segundo esses profissionais, a limpeza das ambulâncias precisa ocorrer após cada atendimento. A justificativa do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, teria sido que a atribuição está prevista em concurso, mas, Kawai, se diz preocupado com a possibilidade de o Executivo ser denunciado por acúmulo de função.
Segundo veiculado nas mídias locais, o Executivo tem conhecimento da situação desde março, menciona o vereador, no requerimento. Ele quer saber quais foram as providências adotadas, com o objetivo de sanar a situação, apontada tanto profissionais do Samu quanto pelo Sindicato Municipal dos Servidores Públicos.
Além disso, o vereador pergunta se o Executivo pretende contratar ou terceirizar o serviço, se já iniciou o procedimento de formalização e efetivação e em qual estágio está. Se a resposta for negativa, Kawai questiona quais são os impedimentos.
Kawai também pede o edital do concurso público que objetivou a contratação dos profissionais de saúde e motoristas do Samu e onde consta a atribuição sobre a limpeza.