Caldeirão Político

EDUCAÇÃO
O MCCP – Movimento de Combate a Corrupção em Piracicaba, com base na Lei de Ficha Limpa, pedirá cassação da nomeação do secretário de Educação, João Marcos Thomaziello, “pois o mesmo foi condenado há 1 ano 2 meses e 12 dias, pelo artigo Artigo 171 – Código Penal, assim como verificaremos, com base na nomeação de um Ficha Suja, o pedido de cassação do Prefeito Luciano Almeida”. É o qe o MCCP divulgou ontem (03) nas redes sociais.

 

BOFETE
Como este Capiau é idoso, meio cansado, dá uma sugestão ao deputado estadual Alex de Madureira (PSD). Ele poderia fazer uma visita ao município de Bofete, região de Botucatu, para encontrar uma forma de apoio com emenda parlamentar ao prefeito Claudécio José Ebúmeo, também do PSD. É que a estrada que liga a Rodovia Castelo Branco à cidade em que nasceu o cantor Carreirinho (Adauto Ezequiel) está péssima. A população gira em torno de 12 mil habitantes.

 

SAIU
Carolina Angelelli, que foi candidata a prefeito pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), deixou ontem a legenda. Sempre admiradora de Ciro Gomes, e firme no legado de Leonel Brizola e de Darcy Ribeiro, Carolina está fora da legenda. “Por diversos motivos, eu não resisti ao desejo profundo de me manter nas fileiras do partido que mais amo, o Partido Democrático Trabalhista”, escreveu nas redes sociais.

 

PDT
O Capiau sabe que o PDT de Ciro Gomes perde muito com a saída da jovem Carolina Angelelli, tal a forma apaixonada com que trata o tema política em sua vida. O Capiau aguarda notícias de outras legendas, pois há esforços para que Carolina seja candidata a deputada federal em 2022.

 

BOATOS — I
Continua o boato sobre possível transferência do acervo da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. No último dia 28, os membros do mandato coletivo “A Cidade É Sua (Nossa?)”, Jhoão Scarpa e Pablo Carajol, se reuniram com a diretora Melyssa Martim e com o programador cultural Antonio Filogênio Júnior, para entender os planos para o espaço.

 

BOATOS — II
O boato da transferência é fortalecido pelo interesse da administração municipal em transformar o Engenho Central em um “grande centro cultural turístico, concentrando instituições municipais”. A proposta, então, seria dar outro destino ao prédio onde hoje funciona a Biblioteca. Vale lembrar, o prédio é um projeto do arquiteto João Chaddad feito exclusivamente para abrigar acervo de livros, jornais, revistas e outros formatos de publicação.

 

BOATOS — III
O boato surgiu em fevereiro, quando três vereadores visitaram o local com a mesma finalidade (entender o plano para transferência do acervo ao Engenho Central). Na ocasião, Pedro Kawai (PSDB), Josef Borges (Solidariedade) e Rai de Almeida (PT) foram contra a ideia e lembraram que, ao invés de desocupar o prédio, a Prefeitura deveria fazer manutenção no prédio que já tem 10 anos, principalmente nas calhas, já que a umidade ameaça parte do acervo.

 

BOATOS — IV
Inaugurada em 1939, a Biblioteca Municipal está em seu décimo endereço desde então, abriga um acervo de 102 mil exemplares de 74 mil obras entre livros, revistas e histórias em quadrinhos e conta com um arquivo com mais de 20 mil pessoas inscritas como usuários do local. O espaço abriga ampla estrutura para leitura e pesquisa, além da Biblioteca Infantil “Thales Castanho de Andrade”, com espaço para crianças se iniciarem no mundo da literatura.

 

CONVÊNIO — I
Com a aprovação do projeto de decreto legislativo 14/2021, no último dia 29, ficou celebrado um convênio de “colaboração recíproca” entre as câmaras municipais de Piracicaba e Iracemápolis. A iniciativa é do presidente do Legislativo, Gilmar Rotta (Cidadania), que justificou a aproximação com a Casa de Leis vizinha devido ao interesse pelas “ações de inserção social e educação política desenvolvida no município e que têm despertado a atenção”.

 

CONVÊNIO — II
O convênio não acarretará custo adicional ao legislativo municipal e terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado, por conveniência das partes, pelo prazo máximo de 60 meses. O termo tem como objetivo institucionalizar as iniciativas informais de cooperação, ampliando a possibilidade de desenvolvimento de cronograma de ações que possam contribuir para que as experiências das duas casas legislativas possam ser compartilhadas.

 

CONVÊNIO — III
Desde a introdução do programa Parlamento Aberto, em abril de 2019, a Câmara Municipal de Piracicaba tem muito a oferecer a outras casas legislativas enquanto uma experiência bem sucedida de comunicação pública, que tem ampliado o entendimento da sociedade quanto às tarefas diárias implementadas pelos vereadores e, ainda, os serviços institucionais oferecidos pela Casa de Leis. Que a parceria renda ainda novos frutos. Ótimo!

 

VACINAS — I
Walter Koch, do Movimento Contra a Corrupção em Piracicaba, registra opinião sobre as compras das vacinas: “Temos vacinas sobrando no mercado? Não! As vacinas que esses empresários pretendem comprar, serão parte daquelas que o governo iria comprar para repassar a população. Essas doses iriam faltar para aqueles que não possuem condições de comprar”.

 

VACINAS — II
E conclui o representante do MCCP: “Dizer que haveria um avanço na fila de prioridades do SUS é uma falácia. Podemos dizer apenas que haveria redução nos gastos públicos com a vacina e um verdadeiro ato de “furar a fila” seria oficializado. Ricos, comprariam a chance de se vacinar antes dos pobres”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima