Linkado com Joana Filetto na Brahma Kumaris

Foto: Divulgação

Professores, alunos e amigos celebram, de forma virtual, os 40 anos da BK (Brahma Kumaris) Piracicaba. O encontro será neste sábado (1º), às 19h, pelo aplicativo Zoom, e os participantes vão compartilhar suas experiências e assistir a apresentações de dança e música. A solenidade segue a linha de trabalho adotada pela escola de meditação que, desde o início da pandemia de Covid-19, disponibiliza todas as atividades, voltadas ao público em geral, de forma virtual. Formada em psicologia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Joana D’Arc Filetto, coordenadora da Brahma Kumaris em Piracicaba, é a entrevistada da Linkado com desta semana. Confira:

Qual sua participação na implantação da Brahma Kumaris em Piracicaba e como foi esse processo?

Conheci a Brahma Kumaris em 1991, na cidade de Campinas.  A convite da Coordenação Nacional da Brahma Kumaris vim para Piracicaba em 2005, para coordenar as atividades da BK nesta cidade. Desde então, faço parte desta história da BK aqui. Quando conheci a Brahma Kumaris estava em busca de autoconhecimento; as respostas para minhas perguntas – (Quem sou eu? Como eu sou? Qual meu papel/missão neste mundo?), que foram respondidas no curso introdutório de meditação Raja Yoga oferecido pela BK.  Desde então iniciei o aprofundamento do conhecimento Raja Yoga e a prática da meditação. Sinto que minha contribuição tem sido doar, compartilhar as aquisições acumuladas através dos ensinamentos do Raja Yoga e da prática da meditação e, assim contribuir para estabelecer uma cultura de paz, amor e felicidade em um mundo melhor a partir do autoconhecimento e da autotransformação. O slogan da Brahma Kumaris é “Quando eu mudo o mundo muda”

Para quem são indicadas as atividades da Brahma Kumaris?

Para todos aqueles que tem interesse na espiritualidade, que querem promover mudanças significativas em suas vidas e colaborar na construção de um mundo de paz e relacionamentos harmoniosos.

Quais são os benefícios proporcionados pela Meditação Raja Yoga? E os do curso de Qualidade de Vida?

A meditação é um processo interno de autoconhecimento e descoberta do potencial interior, inato de cada ser. Meditar não significa desligar-se do mundo, mas sim interagir com cada pessoa e em cada situação de forma apreciativa e com uma consciência positiva. Este é um processo importante para reestabelecer o equilíbrio entre o mundo interior e o mundo exterior. A meditação nos permite experimentar algo que nos remete a experiências singulares e profundas de paz, amor, felicidade, harmonia, serenidade, plenitude, silêncio. Tais experiências pertencem a cada indivíduo. A meditação é um processo de viver e sentir melhoria em sua própria vida, em seus hábitos, relacionamentos, interesses, etc.

Que tipo de percepção a meditação proporciona ao praticante?

Com a prática da meditação a intuição é percebida mais facilmente. É possível aceitar mais facilmente as pessoas, o acúmulo de força e poder para superar dificuldades e problemas. A postura diante da vida muda. A partir do momento que iniciamos a prática da meditação, devido à mudança no estado de consciência, observa-se diferenças no metabolismo, no estado de humor. O mundo, as pessoas e as prioridades da vida   passam a ser vistos de maneira diferente; valoriza-se diferentemente o que se faz e o relacionamento com as pessoas.

Atualmente, por conta da pandemia, como são realizadas as atividades?

As atividades, em sua maioria, estão acontecendo on-line.

SERVIÇO

Brahma Kumaris Piracicaba: Rua João Oliveira Algodoal, 84, no Jardim Elite. Telefone: (19) 3411-5680. Site: www.brahmakumaris.org . Face: Brahma Kumaris Piracicaba. Instagran: @brahmakumarispiracicaba. Link no Zoom para celebração dos 40 anos: https://brahmakumaris.zoom.us/j/91020650599?pwd=SFhxRG96MzU3UnBDVDd4QlN1cC9Odz09

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima