Francys Almeida
Essa era a palavra da moda no início do Governo Bolsonaro, onde aconteceria uma revolução nacional de honestidade e sentimento patriótico, dólar e combustível menos de R$ 3,00, botijão de gás a R$ 35,00. Para consagrar o viralatismo, os EUA em primeiro, mas nós, de mãos dadas, como segunda potência mundial.
Que lindo! Quem se lembra?
A realidade é de um governo sem rumo, a diplomacia é um misto de piada e show de horrores, a saúde pública em colapso, com general omisso em meio ao caos, receitando remédios sem eficácia. Somado a isso, um farsante no Ministério da Economia, com promessas vazias e sem nexo, afundando ainda mais o país.
A educação pública já vítima da péssima gestão, agora sofre com interferência de especialistas! Terraplanistas, loucos, alucinados, psicopatas, doutores de WhatsApp… A soma disso são as decisões equivocadas e desconexas, tendo como consequência a fuga de um ministro para os EUA.
*****
Em Piracicaba, não está tão diferente. Há poucos anos, a Esalq era propagada como fazenda de um político, edis que negam a gravidade da pandemia, autoridades desconsiderando a ciência e indicando “tratamento preventivo” para uma pandemia global ainda sem tratamento.
A Nova Era é pior do que imaginavam os mais pessimistas. Confesso que, apesar de não votar no presidente, tinha esperança de “alguma mudança”, que fosse significativa, mas não precisa ser economista para ver que estamos piores que há cinco anos. A população sem carne, comendo ovo de segunda a domingo, sem gás, usando lenha, passando fome, realmente essa nova era é assustadora.
Gostaria de convidar os patriotas para ocuparem a Praça José Bonifácio, clamando por alimentos para nossos irmãos brasileiros! Mas algo me diz que isso não ocorrerá, a necessidade de bajular político, de ter alguém para idolatrar, ainda que inapto, faz com que se neguem a encarar a realidade.
Positivamente, alegro-me em ver a deputada estadual Professora Bebel firme na defesa da Educação e da Vida, ver lideranças comunitárias dividindo o pouco que têm, líderes religiosos fazendo a diferença, empresários se solidarizando! Ainda há esperança, pois o próprio apóstolo Paulo já afirmava que nada pode nos afastar do amor de Deus, nem a fome!
____
Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, vice-presidente do PCdoB em Piracicaba