Cerca de 1.500 funcionários da Santa Casa de Piracicaba serão vacinados contra a Covid-19 nesta segunda etapa da campanha, que começou na terça (27), e prossegue até sexta (30), completando o processo de imunização da comunidade hospitalar com doses da vacina da Oxford/Fiocruz.
A enfermeira do trabalho, Maria Lúcia Frederici, explica que outros 510 funcionários já receberam as duas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, de forma a atingir a meta do hospital de imunizar todos os 2.065 funcionários da instituição. “O processo de imunização teve início em janeiro, prosseguiu em fevereiro, foi retomado em março e será concluído em abril, finalizando os dois ciclos de imunização, respeitando-se o intervalo entre as primeiras e as segundas doses das duas vacinas utilizadas pelo hospital”, explicou.
Lúcia revela que as vacinas são provenientes do Governo do Estado via Vigilância Epidemiológica, que faz a distribuição das doses entre os 26 municípios que compõem a Divisão Regional de Saúde.
Segundo a enfermeira Érika Alves, do Nadep (Núcleo de Aprimoramento e Desenvolvimento de Pessoas), 10 funcionários participam do processo de imunização, entre seguranças, anotadores e aplicadores, lançando as informações em tempo real no sistema informatizado. “O processo de imunização, entretanto, começou bem antes, envolvendo diversos setores para definição e organização da logística necessária”, ressaltou.
A administradora Vanda Petean, que acompanhou todo o processo, exaltou o compromisso, responsabilidade e empenho da Santa Casa em vacinar 100% de seus funcionários, imunizando inicialmente médicos, enfermeiros e profissionais da linha de frente que mantém contato direto com os pacientes. “Neste momento de pandemia, ter acesso à vacina é sinônimo de segurança para o funcionário e sua família, para seus colegas de trabalho e sobretudo para os pacientes”, considerou.