Francys Almeida
Vivemos a Era Digital e, nesse triste momento da pandemia, observamos o quanto famílias de baixa renda têm dificuldade no acesso à internet, e como os jovens e crianças sofrem com a ausência de conexões de qualidade e de oportunidade de conectar com os serviços propostos pela Educação Pública para as aulas a distância.
Com base nisso, ainda no ano de 2020, propusemos o Projeto Internet Para Todos: todos os setores públicos, terminais rodoviários, postos de saúde, varejões municipais e escolas, podem ter internet de qualidade e gratuita.
Sim, podemos fazer a diferença, basta planejamento e vontade política, mas, ao que parece, o objetivo do governo municipal não é esse, a população carente não é prioridade da gestão púbica municipal. Talvez quem nunca passou dificuldade custa a entender que muita gente só foi na escola para “comer sopa”, único local com alimentação suficiente para essa criança ou adolescente.
Projetamos uma Piracicaba onde teremos a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município, que terá como objetivo fomentar através de ações específicas o aumento e o desenvolvimento de indústrias na cidade e capacitação profissional.
Imagine que, nestes laboratórios, teremos:
- Expansão das bibliotecas para todas as escolas municipais.
- Experimentos utilizando transistores, assim, produzindo circuitos lógicos, para que aprendam como funciona um computador.
- Física Moderna, Óptica e Matemática oferecendo as bases científicas de diversas tecnologias utilizadas e que participam da economia atual.
- Preparação do estudante para a manipulação genética de sistemas celulares, dissecar organismos, etc., nos laboratórios de biologia.
- Programação de computadores, utilizando-o como ferramenta nos laboratórios destinados a informática.
Tudo isso é possível, dentro das comunidades, com monitores e voluntários locais, para auxiliar os alunos, até depois das aulas escolares, semanalmente, nos centros comunitários ou entidades, com internet rápida e de qualidade, promovendo e desenvolvendo os talentos que temos nesses locais. Basta querer! E queremos! Vamos lutar pelo que acreditamos, enfrentar as barreiras e fazer mais a cada dia pela educação de nossos filhos e netos, pois, sem educação pública de qualidade, o Brasil não terá futuro. Viva a Educação Pública! Viva os Profissionais da Educação!
___
Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, vice-presidente do Diretório Municipal do PCdoB em Piracicaba