Linkado com Drª Juliana na Campanha Paradas pro Sucesso

Drª Juliana na Paradas pro Sucesso é a entrevista deste sábado (24) – Foto: Divulgação

Linkado com Drª Juliana na Paradas pro Sucesso é a entrevista deste sábado (24). Em parceria com o músico Luís Fernando Dutra, a cardiologista Juliana Barbosa Previtalli idealizou a Campanha Paradas pro Sucesso, como alerta sobre os malefícios do tabagismo e incentivo àqueles que querem deixar o vício. Formada em Medicina pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, atualmente Juliana Previtalli é diretora científica da Regional Piracicaba da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e presidente do Cecardio (Centro de Estudos em Cardiologia da Santa Casa de Piracicaba). A médica participa também neste sábado, às 16h, de live no Instagram @ocanaldalili. Confira a entrevista:

O que motivou a criação da Campanha Paradas pro Sucesso?

Eu e o músico Luís Fernando Dutra idealizamos a campanha em 17/04/2020. O objetivo da Campanha Paradas pro Sucesso é alertar a população de que o tabagismo é uma doença grave, mas que pode ter cura. Incentiva-se a busca do tratamento.

O tabagismo é uma doença crônica? É possível alguém que fuma há muitos anos se livrar do tabagismo?

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele está classificado no grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa. Ele também é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Parar de fumar é um processo que se inicia quando o paciente compreende que alcançar esse objetivo é possível com estratégia adequada e ajuda especializada, que envolve mudança de hábitos e condicionamentos e uso temporário de fármacos.

Qual faixa etária é mais atingida pelo tabagismo?

Dados do estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostram que, em 2019, 9,8% da população entrevistada declararam que ainda são fumantes. O índice é 0,5% mais alto que o valor apurado há um ano. A faixa etária mais atingida pelo tabagismo vai de 55 a 64 anos, onde 13,6% dessa população é fumante. Vale ressaltar que quanto menor o nível de escolaridade, maior é essa prevalência.

Os jovens estão mais conscientes sobre os riscos do tabagismo?

Os jovens são o foco da indústria de tabaco. Ela acrescenta sabores ao cigarro para disfarçar o gosto de fumo queimado e tornar o cigarro mais palatável às crianças e aos adolescentes. Um dos objetivos da Paradas pro Sucesso é proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso de produtos de tabaco. Serão oferecidas duas palestras aos estudantes piracicabanos. Atenção especial será dada ao uso dos cigarros eletrônicos, ou DEF (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) e Narguilés, que erroneamente são tidos como inofensivos.

SERVIÇO

Cardiologista Juliana Previtalli: consultório particular Cardioclin, à rua Visconde do Rio Branco, 1.804, com agendamento pelo WhatsApp: (19) 97123-1361. Instagram:  @julianabarbosaprevitalli. YouTube:  Paradas pro Sucesso. Facebook:  Paradas pro Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima