A Prefeitura instalou barreiras acrílicas de proteção em todos os balcões de atendimento ao público, localizados no andar térreo do prédio do Centro Cívico e no serviço de fotocópias, no 7º andar. As barreiras ajudam a proteger os funcionários e munícipes, pois impedem a propagação dos fluídos expelidos pela saliva, evitando assim o contágio de doenças que podem ser transmitidas desta forma, como a Covid-19. Os equipamentos também foram fixados na sede do Serviço Municipal de Perícias Médicas (Sempem) e do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt)
Segundo Dorival José Maistro, da Secretaria de Administração, a medida vai delimitar com segurança a distância entre os funcionários municipais e contribuintes. “Em tempos normais, costumam passar 350 pessoas por dia no andar térreo do Centro Cívico. A medida se faz necessária, em tempos de Covid-19 e de outros vírus que podem se propagar pelo avanço de gotículas expelidas pela boca e nariz”, frisou.
Maistro lembrou ainda que as barreiras acrílicas também serão instaladas nos balcões de atendimento do térreo 2, tão logo as reformas no local sejam concluídas. A previsão para instalação é de 60 dias. As metragens das barreiras variam conforme a dimensão dos ambientes onde foram disponibilizadas. Foram adquiridas 27 unidades com a metragem de 1,20 x 0,70m, 9 unidades de 1,50 x 0,70m, 6 unidades de 1,10 x 0,70m e 1 unidade de 1,00 x 0,70m.