Inovando mais uma vez, o Departamento de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, em conjunto com o Estúdio SOL – Servidores OnLines, realizaram na noite de segunda (19) a primeira transmissão ao vivo da Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Intitulada de “Tribuna Livre”, os servidores municipais poderão acompanhar ao vivo todas as deliberações realizadas durante as reuniões ordinárias do Legislativo.
Em caráter experimental, a reunião foi exibida pelo Facebook do Sindicato dos Municipais, embora apresentando algumas falhas de áudio, buscou a integração dos sistemas de transmissões do Sindicato e da Câmara. O objetivo deste canal é trazer mais um meio de comunicação a sociedade, com uma tribuna livre para que os cidadãos possam se informar e expressar as suas opiniões.
“O objetivo é que os pronunciamentos dos cidadãos sejam usados como eles acharem interessante, acompanhados por especialistas, narrando simultaneamente quais os projetos, qual a pauta da ordem do dia, a importância dos projetos e como funciona o legislativo”, disse o advogado, Osmir Bertazzoni. Ele afirmou também, que os servidores devem ser integrados nas informações e leis de interesse do funcionalismo municipal. A intenção é buscar outras pessoas que queiram participar deste sistema, para que toda sociedade se beneficie dele.
Para o diretor, William DeLima, as sessões camarárias serão transmitidas com a análise séria e com comentários de convidados especializados para que alcancem informação de qualidade e precisas.
A necessidade surgiu com a pandemia, já que as transmissões da Câmara são feitas por meio do SDR (Sistema de Deliberação Remoto), sem tribuna popular. Consequentemente, as pessoas não podem se manifestar se é favorável ou não a votação dos projetos, ou alteração das legislações. A inserção deste canal, aumentará a participação dos servidores e da população piracicabana.