Merendeiras da Prefeitura de Piracicaba procuraram o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região para relatar que estão sendo emprestadas para executar o trabalho em escolas estaduais da cidade. Diante do exposto, os dirigentes sindicais José Osmir Bertazzoni e Renata Perazoli pesquisaram no site da Câmara de Vereadores e localizaram a lei 5.994/2007, que autoriza a cessão de servidores públicos.
O artigo 2º da lei autoriza “a ceder servidores públicos municipais pertencentes ao seu quadro de pessoa, para executar serviços de interesse do município, junto a outros órgãos ou entidades, da administração direta, indireta, autárquica ou fundacional, dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou de outros Municípios”.
Segundo Osmir Bertazzoni, a cessão das merendeiras para escolas estaduais está dentro da legalidade”. Mesmo assim, o Sindicato oficiou à Prefeitura de Piracicaba, o Governo do Estado de São Paulo e a Câmara de Vereadores a respeito dessa cessão e aguarda resposta.