Em tempos de aumento das contaminações pelo Coronavírus, é preciso redobrar a atenção não só com o uso de máscara e álcool em gel, mas também com roupas, calçados e acessórios.
Segundo as orientações do Ministério da Saúde, essas peças devem ser lavados e sanitizados sempre que expostas aos ambientes externos. Mas, muitas vezes, essa etapa preventiva acaba sendo deixada de lado. Quem faz o alerta é a empresária Débora Aceti, proprietária da lavanderia DryClean USA Piracicaba.
“Os cuidados com as roupas que chegam da rua devem começar desde o local onde são deixadas. Esses recipientes precisam ser separados de outras peças, para que não haja contaminação. A lavagem e limpeza também devem seguir rigorosos cuidados. As roupas da rua devem ser lavadas separadamente das roupas utilizadas em casa. É indicado o uso de água e um sabão desinfectante líquido. Porém, o processo de lavagem, o tempo do molho, a quantidade de produto e outros detalhes são determinantes para a eliminação do vírus”, afirma Débora.
Segundo ela, embora não existam estudos específicos sobre a permanência do Coronavírus em tecidos, trabalhos com outros patógenos indicam que, de forma geral, os vírus podem sofreviver ativos em roupas e outros tecidos, de 72 a 96 horas.
TECNOLOGIA
Para quem deseja ter uma ajudinha na hora de eliminar o coronavírus Sars-Cov-2, a DryClean Piracicaba possui um rigoroso processo de lavagem e sanitização. Ela também reforçou seus protocolos de segurança instalando uma cabine de oxisanitização em sua unidade, com tecnologia comprovadamente eficaz na eliminação de 99,99% de vírus, bactérias e organismos vivos, até os mais resistentes.
Certificada pela USP e Unicamp, a tecnologia foi escolhida após meses de pesquisas e a análise da comissão anti-covid, organizada pela empresária e advogada Débora, que, além de proprietária da DryClean Piracicaba, é especializada em direito ambiental e sustentabilidade.
“Esse projeto exigiu um investimento alto e muito planejamento de toda a minha equipe e, assim, reafirma o nosso compromisso com a saúde e segurança de Piracicaba e dos municípios do entorno, uma vez que atendemos cidades da região, como Rio Claro, por exemplo”, detalha Débora.
CABINE
A cabine de ozônio (como é conhecida), sanitiza todas as peças dos clientes da DryClean – roupas, calçados, acessórios-, sem custo adicional: “Não importa o serviço: lavanderia, passadoria, tingimento, costura ou qualquer outro. Todas as peças são entregues aos clientes livres de contaminação.”
Segundo estudos, o poder oxidante do ozônio é maior do que produtos convencionais, como o cloro, ácido peracético e peróxido de hidrogênio e tudo isso sem agredir o meio ambiente.
“Nosso objetivo é atender um público que, eventualmente, não possui equipamentos ou produtos sanitizantes ou que deseje reforçar os cuidados. Estamos atendendo ainda clínicas, médicos e profissionais da área de saúde e contribuindo com a manutenção da saúde e do bem-estar de todos”, afirma Débora.
A DryClean Piracicaba fica na rua José Pinto de Almeida, 210, Cidade Jardim. Delivery (19) 9.8732-0835 / 3377-8780.