Sobre crises e adversidades

Natalia Mondoni

 

Dias atrás, estava ouvindo uma palestra e achei muito interessante quando o palestrante disse que “Crises sempre vêm. A verdadeira crise é você não estar preparado para elas.” Obviamente o pano de fundo para a explicação dele era o mundo empresarial, porém cabe muito se pensarmos em nós mesmos e nas coisas que vamos vivenciando em nossos relacionamentos. Bem como no mundo empresarial, vamos vendo chegar os momentos que consideramos mais difíceis e sentimos o quão complicado consideramos lidar com as adversidades.
E essas complicações têm as suas origens e motivos. Podemos, de repente, colocar uma expectativa irreal para nossas relações, no sentido que desejamos, muitas vezes, que elas continuem exatamente como começaram, sem o amadurecimento natural (e bom) do tempo, e o conhecimento do outro. Ou porque como indivíduos temos a dificuldade em aprofundarmos em nossas próprias emoções e sentimentos, muitas vezes sendo difícil identificar como nos sentimos em relação a nós e ao outro…dentre tantas coisas que podemos elencar.
O fato é que precisamos entender que vivemos de ciclos e que o amadurecimento das nossas relações e conexões faz com que nos deparemos com o inesperado – o que gera desconforto, mas que também nos permite crescer e evoluir conjuntamente. Então, estar preparado para as nossas crises é entender que elas virão, e quanto mais estivermos abertos para conhecer a nós mesmos e aos outros, mais passaremos por elas com a certeza de que estamos evoluindo.
E você, como é para você este exercício de conhecimento de si mesmo e do outro? Com carinho,

______
Natalia Mondoni, psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima