Notícias +

PRIMEIRA

A morte do radialista/narrador Gerson Mendes entristeceu o futebol. Durante 36 anos, na Difusora AM, ele passou a torcida piracicabana um trabalho repleto de carinho e emoção transmitindo jogos do XV, um time que ele aprendeu a admirar e gostar. A frase “Se futebol no rádio tem alegria do povo” ficou famosa e sempre lembrará Gerson Mendes que se despediu depois de permanecer 108 dias hospitalizado. Amigos, torcida e principalmente os profissionais do rádio, sentirão e muito a ausência de um profissional extremamente disciplinador, e uma pessoa sincera e leal.

 

PRATO ECONÔMICO

A respeito da informação na última quarta-feira (7), aqui mesmo, na nossa coluna, sobre Programa Bom Prato, é importante esclarecer que a solicitação por parte do deputado estadual Roberto Morais aconteceu em 2019, quando com data de 10 de setembro, protocolou o Projeto de Lei 1030/2019 na Assembleia Legislativa, com posterior publicação no Diário Oficial, e confirmação da análise por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Sabendo do quanto o referido programa pode beneficiar milhares de pessoas, principalmente agora, época de crise sanitária e econômica, o parlamentar Roberto Morais (e também o vereador Paraná) aguardam pela implantação. Cá entre nós: em razão da pandemia, muitas iniciativas foram adiadas. É o caso por exemplo, da implantação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, um outro objetivo ou sonho dos piracicabanos. Roberto Morais tem informações seguras de que Piracicaba será contemplada, precisando, no entanto, esperar pelo fim da atual grave crise.

CONTRATOS REVISTOS

A Série A-2 do Campeonato Paulista e um grande problema: a maioria dos contratos dos jogadores terminam na no final de maio. Uns podem até aceitar a prorrogação, mas vários já estão de olho no Campeonato Nacional. Tem atleta com acerto verbal.

 

ESPERANDO FERRATO

Já a algum tempo a sala do vice prefeito Gabriel Ferrato está pronta a sua espera no décimo andar. Com recuperação considerada ótima, ele adia sua presença no Centro Cívico em razão da pandemia. Gabriel Ferrato tem conversado com os secretários e voltando deve lá permanecer meio período ou talvez em dias alternados.

 

BASTANTE TRANQUILO

Que vive uma rotina bem diferente nos dias de hoje, é o médico pneumologista e clinico geral dr. Pedro de Mello. Sempre viveu uma vida intensa e agitada. Foi assim nos tempos em que ocupou a presidência da Amhpla (que muitos tem saudade) e, durante os anos que esteve no comando das Secretaria de Esportes e também da Saúde, quando transformou a realidade da saúde pública em Piracicaba. Atualmente, atendendo em seu consultório, seguidamente recusa convites para novos desafios.

 

QUEM MAIS?

O Engenho Central deve receber a partir o segundo semestre, outras secretarias municipais. Lá, já estava a da Cultura, e no atual governo, também se instalou a do Esporte e Lazer. O prefeito Luciano Almeida pediu estudos para que outras atividades possam ter o mesmo destino. Na realidade, o Engenho Central só é utilizado na sua totalidade quando da Festa das Nações. Para o prefeito, o Engenho Central, um lugar bonito e histórico, fica grande parte do ano ocioso.

FALTA PIRACICABA

Os uniformes (camisas) do nosso XV, são bonitas, mas, achamos falta da palavra PIRACICABA. Poderia ser fixada logo abaixo do nome do clube/time XV. Impossível desassociar o XV de Piracicaba e Piracicaba do XV. Além do mais, temos outros XV no Brasil. Em tempo: uniforme zebrado é “sagrado” e sua ausência só se justifica no ´último caso.

 

NEM TODOS

O gel em álcool está presente nas entradas de todas as casas comercias da cidade. Já com respeito aparelho que afere a temperatura do corpo, o mesmo não é visto na grande maioria dos estabelecimentos. Trata-se de uma ferramenta importante e que tem destacada função, ou seja, apontar possível festado febril. O livre acesso do consumidor apenas com o uso do álcool em gel (além da máscara), não oferece total segurança.

 

MENOS MULTA

É possível observar motoristas que estacionam na zona azul e correm para um compromisso rápido. Então, chega a monitora e a multa é lavrada e fotografada. Poderia haver uma tolerância de 15 minutos. Apenas sugestão: deixa-se um aviso ao condutor e vencido esse prazo a autuação acontece. Fica mais claro o objetivo de disciplinar e não vontade de multar.

 

PARADA PERIGOSA

O futebol parou e, como as medidas preventiva não permitem (ou permitiam) nem mesmo amistosos, as preparações (ou manutenções) ficam prejudicadas por parte dos clubes. Como jogo é jogo e treino é treino, vamos observar como voltarão as equipes que estavam bem na competição, caso do XV e Água Santa. Outra curiosidade é a volta dos que estavam afastados por contusão. No XV, como se apresentará o centro avante Tito?

 

TODA SEXTA

O prefeito Luciano Almeida reúne seu secretariado uma vez por semana, toda sexta às 16 horas. Tudo acontece online e na avaliação de todos, os diálogos/debates tem cumprido sua função, embora, seja opinião inânime a falta que fazem os encontros presenciais, quando é comum as rodinhas para troca de informações. Sexta última, houve uma mudança: reunião começou às 18 horas com o prefeito ocupado com as medidas emergenciais em razão da pandemia.

 

FOCO

Celso Melotto nunca deixou de fazer sucesso no rádio. Não é fácil manter-se em evidência, mas, Celso Melotto nunca teve essa dificuldade. Profissional competente, educado, ético e respeitado, já antes de se tornar radialista, na sua casa, nas horas de folga, se ocupava com gravações. Um apaixonado pela boa música, independente do gênero, atualmente, privilegia o sertanejo universitário na 92 FM, das 8 às 11 horas, e na Educadora AM, das 13hs30 às 15hs30, e variedades (musicais) ditam o ritmo de um programa sempre com bom humor. Parábolas/Mensagens, às 15 horas, é um momento diferenciado. Uma voz agradável com a preocupação diária de atender a todos os pedidos. Detalhe: Celso Melotto sabe valorizar seus colegas das equipes técnicas (das duas emissoras) e, graças a eles, os programas ganham artisticamente, garantindo ao ouvinte um clima de descontração e alegria. Celso Melotto tem o privilégio de não ter rejeição no rádio. Virtude para poucos.

ÚLTIMA

Aconteceu num passado distante na Liga Piracicabana de Futebol. Luecyr Cristal foi até o Loginho (presidente Eulógio Vieira Sobrinho) e Felício Maluf, e contou que um árbitro iria até a Delegacia de Polícia fazer BO alegando prejuízo e desonestidade por parte de um dirigente de clube. Chamou o árbitro e nada de acordo. Foi até o Henrique Pavanelli (diretor de Árbitro) e relatou o assunto. Pavanelli acionou Mateus Túlio (JDD). Foi difícil, mas conseguiram “engavetar” o caso com a ordem de manter o segredo a sete chaves. Conseguiram. O caso: o árbitro aceitou determinada quantia em dinheiro para facilitar o jogo. Mas, o time que precisava ganhar, acabou goleando. Depois da partida, a ordem era pagar só a metade ao árbitro alegando que foi fácil demais. O árbitro ficou bravo. No dia seguinte disse ao Luecyr Cristal que iria fazer a denúncia por não aceitar desonestidade. E, concluiu: “Homem que é homem tem que ser honesto, e saber manter a palavra”. Mistura de alívio e risos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima