Edvaldo Brito
Todos experientes políticos, com muitas vivencias em campanhas, nas conversas de “bastidores” com amigos sobre eleições, costumamos definir a nossa atuação, ou o nosso protagonismo político em duas fases se caso eleito: A de cuidar de uma cidade e a de cuidar de uma administração feita por outras pessoas nos últimos quatro anos.
Se você pensa que política é algo que está distante de nós, está completamente errado, fazemos políticas por minuto em nossas vidas.
As eleições só são decididas após apuração, a eleição não se perde ou se ganha, antes ou depois do período eleitoral, venho percebendo muita cobrança de cidadãos como eu, cobrando parte da minha luta e de meus projetos, após esse período.
Discutir a cidade vai além de qualquer período eleitoral, e isso é missão na minha jornada, pois ser e agir politicamente não se restringe ao voto ou participar de estruturas partidárias e governamentais. Eu entendo e me apodero dos mecanismos políticos para continuar ajudando e usando tudo isso ao nosso favor e jamais ao meu único favor.
No contexto atual, com o crescimento do uso da internet, que se escancaram as desigualdades e contradições, os contrariados, as acusações sem fundamentos, as mentiras, falácias, impondo novos desafios e reforçando a necessidade de reconstruir narrativas, observo discursos contrários aos nossos direitos, discursos mentirosos, cheios de interesses pessoais que ganham voz e invade a mente de pessoas puras.
Eu acredito na urgência de disseminação de valores democráticos e verdadeiros, e por isso criei a EBTV que vem para afirmar valores da dignidade humana, a escuta ativa, engajamento político real, a diferença entre bem e o mal, valores que precisam superar todas essas pessoas que esperavam uma oportunidade pessoal e não conseguiram, estou falando desse povo todo que ficou contrariado e que agora me acusa de forma cruel e mentirosa, sentado em um sofá por de trás de um Smartphone. A bem verdade é que todos nós fazemos política
Todo cidadão de bem deve despertar para sua importância no quadro político e engajar-se na luta por melhorias coletivas, mas deixando de lado interesses pessoais.
Qual é a sua política de relacionamento, que você escolheu?
Você escolheu ser um colega de trabalho leal ou do tipo que “puxa o tapete” apenas para ganhar espaço, são essas pequenas decisões que mostram a política de relacionamento de cada um. Quando somos íntegros ou dúbios estamos escolhendo a nossa política de caráter, se optamos por participar em grupo ou sozinho, estamos escolhendo nossa política social, se somos barulhentos ou silenciosos, colocamos em prática nossa política de expressão.
Todos esses anos na política me fizeram aprender na prática que a transparência, em todas as nossas falas e nossas atitudes, sermos bons amigos, manter decência, fidelidade, ser íntegro, é demonstrar a boa política e por consequência, bons cidadãos.
Mudanças sociais, políticas e culturais em nossos modos de vida, só ocorrem com a transformação de valores e valores são construídos e definidos a partir de experiências de vida, eu finalizo desejando menos interesse próprio e mais ação, enquanto eu for vivo, e um direito coletivo ou individual for violado e não garantido, eu estarei em defesa e que a justiça prevaleça.
_____
Edvaldo Brito, presidente do Diretório Municipal do Avante em Piracicaba