O papel do cursinho municipal na ascensão social dos nossos jovens

Barjas Negri

 

O cursinho pré-vestibular municipal completou 15 anos e atendeu mais de 5 mil jovens oriundos das escolas públicas de Piracicaba e, em especial, moradores dos bairros da cidade e de famílias de baixa renda. Esse cursinho, oferecido pela Rede Municipal de Educação em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, teve sucesso em todo esse período.

Uma grande quantidade desses jovens teve oportunidade de se preparar um pouco melhor e de ingressar em escolas de ensino superior, tanto públicas como particulares. Muitos puderam cursar bons cursos na Unicamp, USP, Unesp – e inúmeras outras instituições federais – e hoje são bons profissionais, com melhores remunerações. Eles, com a ajuda do cursinho pré-vestibular gratuito, utilizaram essa oportunidade como forma de ascensão social e por isso merecem os cumprimentos.

Em 2020, ano de pandemia do coronavírus, os responsáveis pelo cursinho e os próprios alunos passaram por dificuldades devido à necessidade de distanciamento social, mas utilizaram tecnologia disponível, como o Youtube, e conseguiram dar conta do recado com o oferecimento de aulas à distância. Em que pese a novidade, houve possibilidade de avanços para muitos jovens.

Agora, em 2021, na segunda onda da Covid-19, parece estar havendo alguma dificuldade no oferecimento do cursinho neste primeiro semestre, conforme reportado pelo jornal Piracicaba Hoje. Segundo a publicação, as aulas serão oferecidas apenas no segundo semestre. Pelo avanço da Covid-19 em São Paulo – e na cidade de Piracicaba , isso é compreensível, mas não deve ser motivo para colocar em risco esse importante projeto educacional e social.

Esperamos que a nova equipe da Secretaria Municipal de Educação, agora sob o comando do professor João Marcos Thomaziello — que teve uma experiência com muito êxito à frente da EE Honorato Faustino —, possa equacionar as dificuldades existentes e, cumprindo os protocolos de distanciamento social, possa oferecer o cursinho para os alunos no início do segundo semestre deste ano. Esperamos ainda que, se possível, seja ampliado o número de vagas, pois a meta da equipe anterior da pasta da Educação era ampliar de 150 para 300 o número de vagas anuais, dando mais chance aos nossos jovens de conquistarem o direito de entrar numa faculdade ou universidade e, mais uma vez, terem oportunidade de ascensão social numa sociedade tão injusta com os jovens de famílias de renda mais baixa.

Com planejamento, diálogo e compromisso social será possível dar continuidade a esse importante programa socioeducativo que é o cursinho municipal pré-vestibular, gratuito, hoje referência no Estado de São Paulo.

______

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima