Cultura reexibe encenação “Cristo, a Paixão” nesta sexta-feira

Cultura de São Pedro exibe no canal da Prefeitura do Youtube a reprise da Encenação “Cristo, a Paixão”, edição 2009

Nesta sexta-feira,2, às 20h, a Coordenadoria de Cultura de São Pedro, exibe no canal da Prefeitura do Youtube a reprise da Encenação “Cristo, a Paixão”, edição 2009.

O coordenador de Cultura Ivan Teixeira diz que a tradição da Paixão de Cristo, um evento que faz parte do calendário anual do município e é muito apreciado pelo público, que sempre comparece ao local da encenação, motivou a iniciativa. “Decidimos que, mesmo à distância para preservar a saúde de todos, não poderíamos deixar de celebrar este dia tão importante de paz, amor e reflexão”, destacou.

A encenação anual da Paixão de Cristo é uma realização da Prefeitura Municipal de São Pedro que, este ano, para prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) e para preservar a saúde e bem estar dos munícipes e turistas que todos os anos apreciam o espetáculo, será exibida nos canais oficiais.

A equipe da Coordenadoria de Cultura selecionou entre as diversas gravações de seu acervo feitas desde a década de 90, o espetáculo de 2009, “Cristo, a Paixão”, um marco na cidade, com a desconstrução de toda a tradição de encenação, com gravação de voz e em palco italiano. Neste ano, as apresentações passaram a ser ao vivo, com o público interagindo e vivenciando as cenas de perto.

O prefeito Thiago Silva diz que “nos tempos em que estamos vivendo, não tem nada mais benéfico do que se apegar às crenças religiosas”. Para ele, “o espetáculo é sobre valorizar o sacrifício que Jesus Cristo fez por nós há mais de 2 mil anos. Desta forma, celebrar esta data nos possibilita reforçar, valorizar e nos apegar a ideia do bem, de ajudar e amar ao próximo, que foi o que ele nos ensinou”.

O espetáculo conta a vida, o sofrimento e ressurreição de Jesus Cristo. A peça da edição que será reprisada tem 26 cenas, com participação de 77 atores. Ao todo estiveram envolvidas 100 pessoas, entre cenografistas, dançarinos, diretores, maquiadores e figurinistas.

“O objetivo é manter viva a tradição da encenação da Paixão de Cristo em nossa cidade, mesmo que de uma forma virtual. Será uma sessão nostálgica, muitos atores poderão se reencontrar com o passado e ter aquela sensação inexplicável de participar da encenação”, afirma Ivan Teixeira.

“Que a reprise da encenação de ‘Cristo, a Paixão’, seja um contágio diferente, que se transmite de coração a coração. O contágio da esperança”, finaliza o coordenador.

PÁSCOA – Também na sexta-feira será divulgado outro vídeo voltado para crianças nos canais oficiais da Coordenadoria de Cultura e Biblioteca Gustavo Teixeira. Desta vez o tema do projeto Arte Embaixo da Árvore é a Páscoa. A apresentação é de Monica Estela e André Castanho, artistas de São Pedro atendidos pela Lei Aldir Blanc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima