Antecipação de feriados fecha várias agências do INSS

Parte das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na região de Piracicaba serão fechadas por conta da antecipação de feriados, definida pelas prefeituras. Em Piracicaba, a unidade do INSS ficou fechada apenas na segunda (29). Já nas cidades de Araras e Rio das Pedras, as agências não funcionaram durante toda a próxima semana, entre os dias 29 de março e hoje (1.º_. O objetivo é ampliar o isolamento social para conter o avanço da Covid-19.
O INSS está entrando em contato com os segurados que possuem agendamento para os dias de feriado antecipado em cada localidade. A medida tem como objetivo informar sobre o fechamento das agências e reagendar atendimentos, inclusive de perícia médica. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado para essas agências nos dias de feriado deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências durante esse período.
REABERTURA

A agência de Piracicaba voltou a atender o público na terça (30). Já as unidades de Rio das Pedras e Araras serão reabertas no dia 5 de abril. Por conta da fase emergencial, adotada em todo o Estado de São Paulo, neste momento, as unidades do INSS realizam apenas atendimentos de perícia médica e avaliação social.

Isolamento social

As agências do INSS que foram abertas para o público estão adequadas às normas sanitárias para evitar a contaminação pela covid-19. Porém, a medida adotada pelas prefeituras das três cidades visa a reduzir a circulação de pessoas nas ruas e o fechamento de organizações que seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor no estado desde o último dia 15.
Canais remotos

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135. Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Exigência Expressa

Durante os dias de feriado, o serviço Exigência Expressa também ficará suspenso nas agências de Piracicaba, Araras e Rio das Pedras. O serviço possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente às unidades. Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no Portal Meu INSS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima